7 dicas para aliviar os efeitos da quimioterapia

img30

7 dicas para aliviar os efeitos da quimioterapia

A quimioterapia, uma das terapias mais utilizadas no tratamento do câncer de mama, utiliza medicamentos orais ou intravenosos que visam destruir, controlar ou inibir a multiplicação das células doentes. O tratamento pode afetar o desenvolvimento das células saudáveis, como as responsáveis pelo crescimento dos cabelos, as de defesa do organismo e as que compõem o trato digestivo.

As mulheres que realizam quimioterapia podem sofrer efeitos colaterais como infecções bucais, queda de cabelo, diarréia, náuseas e vômitos, baixa imunidade, alteração do paladar, perda do apetite, além de interferir no aspecto emocional.

No entanto, nem todas as pacientes que fazem esse tratamento serão acometidas pelos mesmos efeitos colaterais, isso porque os sintomas podem variar de acordo com a condição clínica da paciente e o tipo de medicamento utilizado em seu tratamento.

Assim, pensando em minimizar os efeitos da quimioterapia e proporcionar mais qualidade de vida, veja a seguir sete dicas de cuidados que podem ser tomados para aliviar as reações do tratamento quimioterápico:

1.    Organize sua rotina de refeições. Há mulheres que se sentem bem comendo antes das sessões e outras não. De qualquer modo, escolha alimentos de fácil digestão e, após a quimioterapia, espere pelo menos 1 hora para ingerir alimentos e mastigue-os bem. Escolha se alimentar em ambientes arejados onde não há cheiro, pois podem dar a sensação de enjoo e náuseas.

2.    Como mencionado, o paladar pode sofrer modificações. Consumir alimentos que deixam gosto, como frutas e hortelã, e temperar a comida com ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, orégano, alecrim e manjericão, também contribui para o equilíbrio do paladar.

3.    Evite a ingestão de bebidas junto às refeições e aumente a quantidade de líquidos para 2 a 3 vezes por dia para eliminar os resíduos tóxicos do tratamento. Bebidas fortes, como café, devem ser evitadas, pois favorecem os vômitos.

4.    Evite fazer esforços que prejudiquem a digestão e descanse após as refeições.

5.    A sensação de boca seca também pode surgir ao longo do tratamento e pode ser aliviada com o consumo de alimentos com mais molhos e caldos que facilitam a mastigação. Purês, iogurtes, gelatinas e queijos cremosos também podem ajudar a enfrentar este efeito.

6.    A higiene pessoal deve ser redobrada durante o tratamento e situações como a exposição a arranhões de animais domésticos, por exemplo, devem ser evitadas.

7.    Cuidar dos aspectos emocionais também é importante. Somos todos movidos a emoções e, ao enfrentar uma doença como o câncer, este aspecto pode ficar ainda mais aflorado. A autoestima pode ficar abalada devido à queda de cabelos e a mastectomia. Desse modo, busque uma forma de não deixar que essas circunstâncias passageiras tirem sua alegria e confiança, sentimentos importantes para lidar com a situação. Usar perucas e lenços dá um “up” no visual, assim como realizar atividades que lhe proporcionem bem estar ajudam a minimizar a turbulência de sentimentos. Não desanime e renove a determinação de superar a doença!