Conheça os alimentos que podem ajudar a combater o câncer de mama

comdias

Embora não exista um único alimento ou dieta que possa prevenir ou causar o câncer de mama, a alimentação pode fazer uma grande diferença no combate à doença. Alguns pesquisadores afirmam que a dieta pode ser responsável por 30% a 40% de todos os cânceres.
Assim como certos tipos da doença respondem melhor a certos tratamentos, alguns deles também respondem bem a alimentos específicos, como frutas e vegetais coloridos, por exemplo. Entram na lista também os alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, feijão e leguminosas; leite com baixo teor de gordura e produtos lácteos; produtos à base de soja e alimentos ricos em vitamina D, como peixes e frutos do mar.

Em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, com mais de 91 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que, após uma dieta composta principalmente de frutas e vegetais, o risco de desenvolver a doença diminuiu 15%. Anote na sua lista quais são os melhores: tomate; vegetais verde escuros, como espinafre e brócoli; berinjela; cenoura; maçãs e também as pimentas.

Gordura boa

Embora a gordura possa parecer um candidato improvável para uma lista de bons alimentos para a prevenção do câncer de mama, duas delas fazem parte do “grupo do bem”, que são as poliinsaturadas e as monoinsaturadas, encontradas no azeite, no abacate, nas sementes e nas nozes.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes de água fria, como salmão, têm sido associados a um risco menor de câncer de mama devido a sua capacidade de reduzir a inflamação, um fator que pode incentivar o desenvolvimento da doença. Diariamente, cerca de 20% a 30% da nossa dieta deve conter alimentos com gorduras boas.

Soja

Nos últimos anos, muitas pesquisas têm demonstrado os benefícios da soja na saúde, por ser um alimento rico em proteínas, gordura saudável, vitaminas e minerais, e pobre em carboidratos. Além de diminuir o colesterol ruim, ela também é uma excelente fonte de combate ao câncer de mama.

Mas, como nem tudo o que ingerimos faz bem à saúde, fique atenta ao que evitar: álcool, açúcar, gordura e carne vermelha.

Estudos têm identificado uma ligação entre o consumo regular de álcool e um risco aumentado de câncer de mama. Pesquisadores observaram que as mulheres que consomem três doses de bebidas alcoólicas por semana podem ter o risco aumentado de desenvolver a doença em 15%.
Assim como o álcool, uma dieta rica em açúcar também aumenta a propensão ao desenvolvimento do câncer de mama. Em relação às gorduras, aquelas conhecidas como gorduras trans devem ser evitadas. Elas são encontradas em alimentos processados, como alimentos fritos, sorvetes de massa, margarinas, salgadinhos de pacote e massas para bolos. E, por último a carne vermelha, que também contribui para o desenvolvimento da doença quando é consumida bem passada.
Outras dicas saudáveis ​​para combater o câncer de mama

Evitar o excesso de peso é importante para ficar com a saúde em dia, principalmente porque a obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer.
Inclua ainda na lista de atitudes saudáveis a prática de atividades físicas, pois ser fisicamente ativo é tão importante quanto comer alimentos saudáveis ​​para a prevenção do câncer de mama. Segundo dados do National Cancer Institute, dos Estados Unidos, mulheres que se exercitam durante quatro horas ou mais por semana têm um risco menor de desenvolver a doença.
Agora, é só colocar todas essas dicas em prática para ter uma vida mais saudável, longe de diversas doenças.