Consumo de frutas na adolescência

img5

Consumo de frutas na adolescência reduz riscos de câncer de mama na idade adulta

Fontes de minerais e vitaminas, as frutas devem ser consumidas todos os dias em pelo menos três porções, segundo recomendações médicas. E, a boa notícia é que elas são grandes aliadas no combate ao câncer de mama.

Um estudo americano publicado no jornal científico British Medical Journal (BMJ) comprova que os riscos de uma mulher desenvolver câncer de mama na idade adulta podem diminuir se, na adolescência, ela tiver consumido frutas.

Segundo a pesquisa, as adolescentes que consumiam cerca de três porções por dia de frutas tiveram 25% menos risco de ter câncer quando chegaram à meia idade, em comparação com aquelas que comiam meia porção. Mas não é qualquer fruta que conta. A que mais trouxe esse efeito benéfico foi a maçã, seguida da uva e da banana. Já para as mulheres no início da idade adulta, o consumo de laranja e couves também se mostraram eficientes no combate à doença.

Mas não pense também que beber sucos naturais é uma alternativa ao consumo da fruta, pois não há provas de que o suco oferece proteção contra os tumores. O suco, além de ser mais calórico, não contém as fibras que estão presentes no bagaço das frutas. E é o consumo dessas fibras que ajuda a reduzir os altos níveis de estrogênio no sangue, que estão fortemente ligados ao desenvolvimento do câncer de mama.

Fica a dica: quanto mais cedo as frutas, legumes e verduras entrarem no cardápio e ocuparem o espaço dos lanches e comidas industrializadas, maior a chance de ficarmos longe de várias doenças.