Dados e Fatos sobre o Câncer de Mama

img18

Próteses de silicone aumentam o risco de ter um câncer de mama?

Fato: Ter próteses de silicone não é um fator de risco para o câncer de mama. Entretanto, alguns especialistas afirmam que as próteses podem dificultar o diagnóstico por meio de exames de imagem, porque tornam as mamas mais densas. Apesar de diversos estudos sobre o assunto, até hoje nenhum foi conclusivo.

Dica: A regra é básica para qualquer mulher, com ou sem silicone: faça seus exames preventivos regularmente.

O câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres!

Fato: As doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame, são as principais causas de morte, tanto em mulheres como em homens. O câncer de mama é o tipo mais comum de neoplasia que atinge as mulheres, embora o câncer de pulmão, por exemplo, causa mais mortes que o de mama. Quando detectado precocemente, as chances de cura aumentam bastante.

Dica: A prevenção deve ser feita por meio de exames como a mamografia, que deve ser anual a partir dos 40 anos para mulheres sem histórico familiar da doença. Lembre-se também de cuidar do seu coração!

O autoexame mensal é suficiente para saber se estou com câncer de mama

Fato: O exame mais preciso para detectar o câncer de mama é a mamografia para mulheres com mais de 40 anos e o ultrassom de mamas para mulheres mais jovens. Entretanto, a mulher deve sim realizar o autoexame das mamas todos os meses, logo após a menstruação, para avaliar possíveis alterações de cor, tamanho, temperatura, entre outras.

Dica: O autoexame é importante, entretanto quando o nódulo já pode ser sentido, é um sinal de que o câncer já está mais avançado. Por isso, lembre-se: faça sua mamografia anualmente ou o ultrassom de mamas, se você tem menos de 40 anos.

Se tenho alguém na minha família que teve câncer de mama, fatalmente vou desenvolver um tumor nas mamas!

Fato: De todos os casos de câncer de mama, o hereditário representa de 5 a 10%, já os tumores esporádicos de mama representam 80% dos casos e podem afetar qualquer mulher.

Dica: Apesar da hereditariedade ser um fator de risco importante, a idade ainda é o principal. Mas, atenção! Mulheres com casos de câncer de mama na família devem começar os exames preventivos mais cedo, por volta dos 25 a 30 anos.

Estar acima do peso não causa câncer de mama.

Fato: A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, principalmente na menopausa. Isso porque as células de gordura são capazes de produzir hormônios como o estrógeno, que fazem as células dos tumores de mama crescer, quando esses são sensíveis à ação desse hormônio.

Dica: Para prevenir o câncer de mama, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras, fique de olho no seu peso.