Deixe de lado o sedentarismo

img28

Deixe de lado o sedentarismo

Na semana em que se comemora O Dia Mundial da Atividade Física (06/04) é importante lembrarmos que o sedentarismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e, por esse motivo, começar a ter uma vida mais ativa é muito importante para a prevenção da doença.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, em 2015, quase metade da população está sedentária. O estudo, chamado de Diagnóstico Nacional do Esporte, apontou que 45,9% dos brasileiros não realizaram nenhuma atividade física em 2013, sendo mais da metade desse percentual (50,4%) formada por mulheres.

Além disso, o sedentarismo contribui para a obesidade, outro fator por que está relacionado ao surgimento do câncer de mama, uma vez que altera os níveis hormonais do organismo. O excesso de peso, ou seja, pessoas com um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25 já atinge 56,9% dos brasileiros. Já os obesos, com IMC maior de 30, é visto em 20,8% das pessoas, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quebrando o ciclo do sedentarismo

Pequenas atitudes dia a dia podem contribuir para abandonar o sedentarismo, sem que para isso seja preciso virar um atleta do dia para a noite. Veja algumas ações que podem transformar a sua rotina mais ativa:

  • Não fique parada: se você trabalha sentada o tempo todo, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.
  • Caminhe até o trabalho: caso você utilize metrô ou ônibus, desça 500 metros antes ou em uma estação anterior para ir andando. Use tênis.
  • Opte pelas escadas: ao invés do elevador, use a escada.
  • Deixe o carro na garagem: se for se locomover em percursos de até 1 km, opte por ir a pé, a não ser que for carregar muito peso.
  • Alongue-se: a cada uma hora, mesmo sentada, alongue braços, pernas e cabeça, pois estes movimentos ajudam a relaxar, melhoram a concentração e queimam calorias.
  • Tarefas domésticas: fazer pequenos serviços domésticos também contribuem. Limpar a casa gasta 300kcal/hora; passear com o cachorro queima 150 kcal; e arrumar a cama perde cerca de 60 kcal/hora.

 Atividade física regular

Para iniciar a prática de uma atividade física regular, é importante se atentar para alguns pontos:

  • Procure um médico e faça uma avaliação para saber quais atividades físicas você pode realizar, sem oferecer riscos à sua saúde;
  • Se estiver apto, escolha uma modalidade que lhe proporcione ânimo para começar;
  • Nos primeiros dias e semanas, não exija muito de você. Vá aumentando o treino gradualmente, até que possa realizar a atividade de forma tranquila por 30 minutos, todos os dias, sem sentir dor.