Exercícios e câncer de mama

101

Vários estudos ao longo dos anos têm mostrado a relação entre a atividade física e a redução do risco de desenvolver doenças, entre elas o câncer de mama. Entre os dias 19 e 21 de março, aconteceu um dos principais eventos médicos sobre o câncer de mama, a Conferência Europeia de Câncer de Mama, que foi realizada em Glasgow, no Reino Unido.

Durante a conferência foi apresentada uma pesquisa feita por especialistas franceses, que mostrou, mais uma vez, que a atividade física protege a mulher do câncer de mama, independente da idade e do peso.

Eles analisaram 37 estudos e concluíram que mulheres que praticam exercícios de forma moderada a intensa, por pelo menos uma hora por dia, podem reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em 11%, independente da idade ou do peso.

No Brasil, a recomendação é praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Mas, estima-se que 80% dos brasileiros são sedentários. Essa é uma estatística que assusta e preocupa, afinal se é provado que mexer o corpo é fundamental para a saúde, porque as pessoas insistem em deixar de lado algo que é tão importante?

A rotina, o dia a dia, as tarefas domésticas, o trabalho, tudo parece ser mais importante que cuidar da própria saúde. Mas, não deveria! Há pessoas também que usam o tempo como desculpa para a preguiça, para a falta de vontade.

Pare, pense e reflita: sem saúde você consegue trabalhar, namorar, viajar, curtir seus amigos? Então, eu faço um convite a vocês, leitoras do meu blog: escolham uma atividade que dê prazer e pratiquem regularmente! Caminhar, dançar, jogar vôlei, jogar tênis, brincar com as crianças, passear com o cachorro etc.

Dedique de 30 a 60 minutos do seu dia para cuidar de você, da sua saúde. Ao praticar um exercício, você está protegendo-se do câncer de mama e das doenças cardiovasculares, entre outros problemas de saúde. Além disso, mexer o corpo aumenta a sensação de bem-estar e melhora a sua autoestima.

 Cuide da sua saúde, pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma enorme diferença na sua vida. Pense nisso!