Irritação na área do bico e da auréola pode ser sintoma de câncer de mama

Cuidado com irritações na área do bico do seio. Vermelhidão e coceira permanentes, na região da auréola, podem ser um sintoma de câncer. A chamada doença de Paget, espécie de tumor mamário muito raro, tem preocupado especialistas justamente por ser, facilmente, confundida com uma alergia dermatológica.

A coceira, que pode ser o primeiro sinal da doença, geralmente não é levada a sério. A mulher costuma recorrer à automedicação, com uso de antialérgicos ou chega a procurar um dermatologista, pouco habituado a pensar em câncer quando o indício é de apenas uma alergia.

No entanto, preste atenção! A coceira pode ser só o começo! Se a alergia evoluir para feridas, eliminação de secreção e até dores fortes, e durar mais de dez dias, procure um mastologista imediatamente. O diagnóstico poderá ser feito por meio de mamografias e biópsias.

A descoberta tardia da doença pode levar a um comprometimento mais sério das mamas, além da possibilidade de ocasionar metástases nos ossos, pulmão, fígado e cérebro. Mulheres acima dos 35 anos de idade devem ficar atentas. Vale lembrar que o tumor na doença de Paget pode ou não ser maligno.

O tratamento varia com a gravidade do caso. Se a doença for diagnosticada logo no começo, o processo de cura envolverá uma remoção do quadrante central da mama e sessões de radioterapia. No entanto, se o caso já evoluiu, será necessária uma mastectomia total, acompanhada do tratamento químio e radioterápico.