Lúpulo pode ajudar a prevenir o câncer de mama

img01

Lúpulo pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Há muito tempo a fitoterapia acredita que o lúpulo, planta conhecida por sua utilização na produção de cerveja, possui propriedades medicinais. Agora, uma pesquisa publicada na revista científica Chemical Research in Toxicology apontou que o extrato de lúpulo pode ajudar a prevenir o câncer de mama, especialmente em mulheres que são submetidas à terapia de reposição hormonal durante a menopausa.

A terapia de reposição está associada tanto ao aumento do risco de câncer de mama quanto ao maior risco de doenças do coração. É aí que a ação do lúpulo aparece, pois a planta contém fitoestrogênio (substância química natural), que atua como uma defesa contra o desequilíbrio hormonal provocado pelo tratamento.

Com base nessa informação, uma equipe de pesquisadores desenvolveu uma espécie de extrato de lúpulo enriquecido para observar o efeito que ele causa no metabolismo do estrogênio – hormônio associado ao aumento do risco de câncer de mama entre as mulheres que foram mais expostas a ele, como as que não tiveram filhos ou tiveram a primeira menstruação mais cedo do que o comum.

Embora a eficácia e a toxicidade da planta ainda esteja sendo estudada, os pesquisadores estão otimistas com os resultados apresentados até agora.

Outros estudos já comprovaram os benefícios do lúpulo à saúde, como no tratamento da artrite, fibromialgia, insônia e sintomas da menopausa. Alimentos como grãos integrais, soja, ervilhas, feijão, vegetais e frutas contêm fitoestrogênio e são bem-vindos na dieta. A cerveja, porém, deve ser consumida com moderação.