Maus hábitos são responsáveis por até 90% dos casos de câncer

img38

Estudo aponta que maus hábitos são responsáveis por até 90% dos casos de câncer

Você provavelmente já ouviu falar que muitos dos nossos hábitos de vida estão relacionados ao surgimento de cânceres, não é mesmo? Pois bem, um novo estudo americano divulgado recentemente não só confirma isso, como também descobriu que hábitos como fumar, beber, expor-se ao sol e à poluição do ar são responsáveis por até nove em cada dez casos de câncer, incluindo o câncer de mama.

Isso porque os agentes externos podem induzir a mutações nas células e provocar o desenvolvimento de tumores, de forma aleatória. Somente entre 10 a 20% dos casos de câncer de mama são de origem hereditária.

Para a pesquisa, foram utilizadas diversas abordagens, incluindo programas de computação, dados populacionais e genéticos.  Os cientistas apontaram que os tipos de câncer mais prevalentes com os de mama, pulmão e próstata são causados na maior parte por fatores ambientais.

Isso nos leva a refletir que precisamos estar atentos cada vez mais à prevenção do câncer e olharmos para além do fato de que esse tipo de doença é causada por um mero acaso. Certamente, adotar estilos de vida mais saudáveis, como parar de fumar, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada e de qualidade, minimizará os riscos do desenvolvimento de câncer e de outras doenças, além de trazer diversos benefícios à saúde.