Medicamento biossimilar para tratamento do câncer de mama

img7

Medicamento biossimilar para tratamento do câncer de mama é tão eficaz e seguro quanto o medicamento de marca

Considerado uma nova era no tratamento de diversas doenças, entre elas o câncer, os medicamentos biológicos chegaram ao mercado com a promessa de serem mais eficazes do que os medicamentos sintéticos convencionais. Seu maior trunfo está em agir diretamente na célula doente, protegendo as células saudáveis do organismo.

Entre as vantagens do tratamento estão efeitos colaterais mais toleráveis e alto índice de sucesso em alguns grupos de pacientes. Já a desvantagem está no preço. Como alternativa para reduzir seu alto custo, as indústrias começaram a desenvolver os chamados biossimilares, uma versão mais barata das drogas biológicas de referência. Eles são como uma cópia dos medicamentos biológicos, uma espécie de genérico. Por serem mais baratos, são uma opção de tratamento mais acessível a grande parte da população – a versão biossimilar pode chegar a ser de 20% a 30% mais barata que a original.

A maior preocupação em relação aos biossimilares é o risco de uma resposta inadequada do sistema imunológico. Mesmo as menores alterações na estrutura de uma droga podem fazer com que ela desencadeie uma reação inesperada.

Mas os resultados de um estudo chamado HERITAGE, apresentados na American Society of Clinical Oncology (ASCO), mostrou que o biossimilar Myl-14010 tem a mesma eficácia e segurança que o medicamento de marca, o trastuzumabe, indicado para o tratamento do câncer de mama HER 2 positivo.

Esse medicamento ainda não é aprovado nos Estados Unidos, Europa ou Brasil, apesar de já ser usado na Índia. Lá, segundo os pesquisadores, ele já vem sendo utilizado, com segurança, em pacientes que não têm acesso ao trastuzumabe.

O que é um medicamento biológico

Os medicamentos biológicos, ou biofármacos, são produzidos através de organismos vivos, como bactérias e leveduras. Seus genes sofrem alterações para que eles produzam determinadas substâncias, que serão utilizadas no combate de diversas doenças. A insulina, utilizada no tratamento do diabete, é um exemplo de droga biológica.