Novo exame de sangue pode prever câncer de mama

img35

Novo exame de sangue pode prever câncer de mama

Graças à evolução da tecnologia e da medicina, a cada dia são feitas novas descobertas científicas que nos trazem esperanças sobre a prevenção e a cura do câncer de mama.

Entre as novidades mais recentes está um exame de sangue desenvolvido por cientistas dinamarqueses que pode prever o surgimento do tumor de mama com até cinco anos de antecedência.

A técnica, que envolve a medição de compostos químicos no organismo, ainda está em estágios iniciais. Mas, em longo prazo, ela poderá ajudar as mulheres a identificar a doença precocemente.

De acordo com os pesquisadores, o exame criado tem a capacidade de prever a existência do câncer de mama até 5 anos antes do seu surgimento e a probabilidade de acerto é de 80%, o que seria um grande avanço em relação à mamografia que possui precisão de 75% e só é útil depois que a doença já está instalada.

A pesquisa se baseia em uma avaliação feita com cerca de 57 mil homens e mulheres rastreados pelo Danish Cancer Society por mais de 20 anos. Durante as análises, os cientistas criaram uma espécie de perfil metabólico para cada um dos participantes, e a partir daí foi possível verificar as alterações químicas que podem acontecer antes do surgimento de um tumor de mama.

Prevenção

Enquanto esse exame ainda está em fase de testes, a melhor forma de se prevenir contra o câncer de mama é praticar o autoexame regularmente e realizar a mamografia a partir dos 40 anos.

Naturalmente, mulheres com histórico familiar e outros fatores de risco conhecidos, não estão incluídas nesses parâmetros, pois o rastreio deve começar antes. Sempre converse com o seu médico mastologista sobre os exames de rastreio do câncer de mama.