Passar muito tempo sentada aumento risco de câncer de mama

img50

Passar muito tempo sentada aumento risco de câncer de mama

Muitos estudos já mostraram que o sedentarismo é um fator de risco importante para o desenvolvimento de diversas doenças, como as cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Agora, a novidade é que um estudo evidenciou que passar muito tempo sentada aumenta o risco de desenvolver câncer de mama, ovário e mieloma em mulheres.

O estudo foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers e Prevention e avaliou dados de 69.260 homens e de 77.462 mulheres saudáveis, inscritos no American Cancer Society Cancer Prevention Study II Nutrition Cohort. Durante esse estudo, entre 1992 e 2009, 18.555 homens e 12.236 mulheres foram diagnosticados com câncer.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que passaram mais tempo sentadas tinham mais chance de desenvolver mieloma múltiplo, câncer de mama invasivo ou câncer de ovário. Curiosamente, não houve a mesma associação para os homens e mais estudos serão feitos para entender melhor as diferenças.

A vida moderna trouxe muitos benefícios para a humanidade, por outro lado aumentou o tempo em que ficamos sentados, principalmente em atividades como uso de computadores, jogos, celulares, vendo televisão e no trânsito, principalmente nas grandes cidades como São Paulo.

De acordo com a American Cancer Society, não há dúvidas que o excesso de peso corporal, o consumo exagerado de calorias e a falta de exercícios estão relacionados com o aumento do risco de desenvolver diversos tipos de câncer. A recomendação da entidade é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

Mais uma vez, a ciência comprova que o corpo humano não foi feito para ficar parado. Como eu já abordei diversas vezes aqui no blog, a atividade física é essencial para prevenir o câncer de mama, assim como para melhorar o prognóstico das pacientes que já tiveram um câncer de mama.

Lembre-se: não deixe de lado algo que é essencial para a sua saúde, procure praticar uma atividade física regularmente, todos os dias, por pelo menos 30 minutos.