Romã no combate ao câncer de mama

img34

Romã no combate ao câncer de mama

Considerada a fruta da sorte, a romã é uma potencial aliada no combate ao câncer de mama. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Cancer Prevention Research, essa fruta contém fitoquímicos que podem inibir a ação do estrogênio – hormônio considerado o principal combustível para o câncer de mama.

Os pesquisadores afirmam que esses componentes, presentes de forma abundante na fruta, agem como um bloqueador da aromatase, uma enzima-chave utilizada pelo corpo para produzir estrogênio.

Não é a primeira vez que os benefícios da romã são temas de estudos relacionados à prevenção de outros tipos de cânceres e problemas cardíacos. No entanto, os cientistas afirmaram que essa é a primeira vez que uma investigação em laboratório olha para os efeitos das substâncias da fruta sobre a aromatase e o câncer de mama.

Para a realização dos testes, foram examinados 10 compostos derivados da romã e o fitoquímico urolithin B foi o que mais apresentou resultados significantes contra o desenvolvimento do câncer de mama.

Embora os testes tenham apresentado resultados promissores, os especialistas alertam que pesquisas feitas somente em laboratórios nem sempre se traduzem em animais e humanos. Portanto, novos estudos são necessários para determinar se comer ou beber produtos derivados de romã irá ter o mesmo efeito nas pessoas.

De qualquer modo, é importante notar que a dieta tem papel fundamental na saúde e quanto mais saudável ela for, melhor. Por isso, abuse de uma alimentação rica em frutas e legumes. E não se esqueça de incluir a romã, ok?