Sintomas do câncer de mama

img45

O que você precisa saber sobre os sintomas do câncer de mama

Conhecer seu corpo é fundamental para notar qualquer alteração ou problema de saúde. Isso é ainda mais importante quando se trata das mamas. Saber reconhecer se suas mamas estão normais ou apresentam alguma alteração pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Naturalmente, os exames de acompanhamento e as consultas com seu mastologista continuam sendo imprescindíveis para prevenir a doença.

Porém, vale lembrar que quando esse tipo de tumor é detectado em estágio inicial, o tratamento é menos agressivo e as chances de cura são maiores, podendo chegar a 95% em alguns casos.

Veja agora alguns sintomas comuns ligados às mamas que podem indicar que é hora de procurar seu médico mastologista:

 Caroços ou protuberâncias no seio

Se você achar um caroço ou um nódulo nas mamas é preciso procurar seu médico. Isso porque nódulos ou caroços são um dos principais sintomas do câncer de mama. Geralmente, esses achados são duros e não doem. A boa notícia é quem nem todo caroço é câncer. Há várias condições benignas que compartilham esse mesmo sintoma. Mas, só seu médico poderá avaliar.

 Inchaço no seio ou ao redor, na clavícula ou nas axilas

O inchaço nas mamas pode ser causado pelo câncer de mama inflamatório, uma forma agressiva da doença. Inchaço ou caroços na sua clavícula ou axila podem ser causados pelo câncer de mama que já tenha se espalhado para os linfonodos dessas áreas. O inchaço pode acontecer mesmo antes de você identificar um caroço nas mamas. Portanto, se você apresentar esse sintoma, procure seu médico mastologista.

 Vermelhidão ou engrossamento da pele

Se a pele das suas mamas começar a parecer com a casca da laranja ou ficar vermelha, procure seu médico. Normalmente, esses sintomas são causados pela mastite, uma infecção nas mamas muito comum em mulheres que amamentam. Mas, se esse não é o seu caso, o mastologista poderá avaliar melhor, pois esses sintomas são comuns no câncer de mama do tipo inflamatório.

 Calor ou coceira nos seios

Estes dois sintomas são comuns na mastite, assim como no câncer de mama inflamatório. Portanto, se você não está amamentando, o ideal é procurar um mastologista.

 Mudanças nos mamilos

Algumas vezes o câncer de mama provoca mudanças na aparência dos mamilos. Se os seus começarem a se inverter, ou a pele no local ficar vermelha e coçar é hora de procurar seu médico. Outro sintoma que atinge os mamilos é a produção de secreção.

 Dor

Embora a maioria dos tipos de câncer de mama não cause dor, alguns podem provocá-la. Dor nas mamas é um sintoma comum, geralmente relacionada ao ciclo menstrual. A dor surge cerca de uma semana antes da menstruação e pode durar alguns dias. Outras condições podem causar dor, como a mastite e condições benignas. De qualquer maneira, só o médico poderá avaliar e tratar o problema, por isso procure seu mastologista.

Embora a maior parte das alterações nas mamas ou achados radiológicos sejam benignos, é sempre importante entender quais sintomas podem estar relacionados ao câncer de mama para procurar seu médico mastologista.

Lembre-se: Prevenir é sempre melhor e aumenta a chance de você se tratar e curar seu câncer!