Você pode tomar medidas para diminuir seu risco de câncer de mama

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O medo do câncer de mama é geral, mas muitas mulheres não percebem que a adoção de hábitos de vida protetores pode ajudar a mantê-lo à distância. Os hábitos descritos abaixo também podem ajudar a prevenir outros males que ameaçam a vida, como doenças cardíacas e diabetes.

Certamente, as mulheres têm motivos suficientes para se preocupar com câncer de mama. A doença é muito comum. Uma mulher em cada oito nos Estados Unidos irá desenvolvê-la no decorrer da vida. A Sociedade Americana do Câncer estima que, este ano, 252.710 novos casos de câncer de mama invasivo serão diagnosticados e 40.610 mulheres morrerão da doença.

O rastreio regular é apresentado como a forma mais eficaz de reduzir as mortes por câncer de mama, embora os especialistas continuem a debater quem deve ser rastreado, com que frequência e em que idades. Mas não se fala o suficiente sobre o que as mulheres podem fazer por conta própria para reduzir o risco de contrair câncer de mama.

Uma das ações mais importantes é uma inação: não fumar. A incidência do tabagismo diminuiu significativamente no último meio século, mas todos os dias nas ruas de Nova York ainda vemos mulheres jovens e adolescentes fumando. Um estudo de décadas realizado entre 102.098 mulheres na Noruega e na Suécia descobriu que, em comparação com as não fumantes, aquelas que fumavam 10 ou mais cigarros por dia durante 20 ou mais anos tinham um terço a mais de risco de desenvolver câncer de mama invasivo e as meninas que começaram a fumar antes dos 15 anos eram quase 50% mais propensas a contrair câncer de mama.

Um editorial publicado no The Journal of Clinical Oncology no ano passado afirmou que até 20 mil mulheres nos Estados Unidos continuam a fumar mesmo depois de um diagnóstico de câncer de mama. Os autores, Dr. Barbara A. Parker e John P. Pierce, da Universidade da Califórnia, em San Diego, disseram que as pacientes com câncer de mama que deixam de fumar podem somar significativamente aos benefícios da quimioterapia e da radiação pós-operatória.

Outro fator importante sob controle pessoal é o peso. À medida que o índice de massa corporal, ou B.M.I., aumenta, o mesmo acontece com o risco de desenvolver câncer de mama de uma mulher, especialmente se ela carrega muito do excesso de peso em torno de sua cintura. Isso porque a gordura abdominal é metabolicamente ativa, produzindo fatores de crescimento e hormônios, incluindo estrogênio, que podem estimular o crescimento de células de câncer de mama.

Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição em Harvard T.H. Chan School of Public Health, disse à Nutrition Action Healthletter em 2010: “Provavelmente, a única coisa mais importante que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de câncer de mama é evitar ganho peso na vida adulta”.

O excesso de peso também diminui as chances de uma mulher sobreviver ao câncer de mama, embora não se saiba se perder peso após um diagnóstico de câncer de mama aumenta a remissão duradoura. Meu voto: Não espere por evidências definitivas, uma vez que perder o excesso de peso pode reduzir o risco de doença cardíaca, diabetes e vários outros tipos de câncer.

Um terceiro fator claramente relacionado ao risco de câncer de mama é o álcool. As mulheres que consomem de duas a cinco bebidas por dia são 40% mais propensas a contrair câncer de mama do que os não-bebedores. Na verdade, apenas uma bebida por dia pode aumentar o risco de câncer de uma mulher em cerca de 7%.

O consumo de álcool afeta o nível de hormônios sexuais que aumentam o risco de câncer em mulheres pré-menopáusicas e pós-menopáusicas. Entre as mulheres já tratadas por câncer de mama, o consumo de álcool equivalente a três ou quatro doses por semana aumenta o risco de recorrência, especialmente para as mulheres pós-menopáusicas e as mulheres com excesso de peso ou obesas.

No entanto, uma bebida de vez em quando não é provável que seja um problema. Como sobrevivente de câncer de mama por 18 anos, permaneço uma bebedora ocasional que toma no máximo duas bebidas por semana e muitas vezes nenhuma.

Quanto ao que comer, vou te dar uma dica. A dieta amplamente promovida como proteção contra doenças cardíacas também é mais eficaz contra o câncer de mama. Essa dieta enfatiza os vegetais, frutas e grãos ricos em fibras, minimiza alimentos proteicos como a carne vermelha, que são ricos em gorduras saturadas, e inclui poucos alimentos e bebidas açucaradas.

Uma análise recente de 15 estudos prospectivos encontrou o menor risco de câncer de mama entre as mulheres com maior consumo de frutas e vegetais. No entanto, a associação mais forte foi encontrada, não para as mulheres que mudaram suas dietas após o câncer de mama, mas para aqueles que comeram muitas frutas e vegetais no início da vida e continuaram a fazê-lo como adultas.

Os que mais protegem são vegetais e frutas ricos em substâncias chamadas carotenóides, os pigmentos coloridos de cor laranja que são precursores da vitamina A. Estes incluem não apenas batatas doces, cenouras e abóbora de inverno, mas também vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre e couve, e frutas como cantaloupe e tomates.

No que diz respeito aos alimentos de soja, o júri ainda não decidiu. Embora as mulheres asiáticas, que consumem muitos desses alimentos a vida toda e têm uma das taxas mais baixas de câncer de mama, a suposta substância protetora da soja não apresentou benefício entre as mulheres que comem uma dieta ocidental. E os especialistas advertem contra tomar suplementos de isoflavonas (substância da soja), pois é uma fonte de altas concentrações de estrogênio.

Também é bom evitar gorduras saturadas. Embora não exista um vínculo geral entre os produtos lácteos e o risco de câncer de mama, os produtos lácteos com alto teor de gordura como queijo, sorvete e leite integral, que naturalmente contêm estrogênio, podem encurtar a vida de sobreviventes de câncer de mama.

Com base em uma série de estudos, incluindo um acompanhamento de 20 anos de enfermeiras americanas jovens, a American Cancer Society sugere que as mulheres limitem seu consumo de carne vermelha (carne bovina, porco e cordeiro) a duas refeições por semana e limitem ou evitem grande consumo de carnes processadas como bacon, salsicha e cachorros-quentes.

Agora, um favorito pessoal: atividade física. Não só o exercício regular pode ajudar a prevenir o câncer de mama e promover a recuperação da doença, também protege contra muitos outros males crônicos e pode ajudar as mulheres a alcançar e manter um peso corporal normal.

Mais de 50 estudos observacionais realizados aqui e em muitos outros países descobriram que as mulheres ativas têm menor risco de desenvolver câncer de mama e menor mortalidade se o desenvolverem.

Você não precisa se tornar um rato de academia ou executar maratonas para obter proteção. Atividades como a caminhada rápida são eficazes, especialmente se feito por uma hora por dia. Mesmo 30 minutos ativos por dia são melhores que nenhum.

Fonte: https://www.nytimes.com/2017/05/08/well/live/how-to-lower-breast-cancer-risk.html