A desinformação é um importante fator de mortalidade por câncer de mama. Certos mitos e crenças podem retardar o diagnostico e prejudicar o tratamento. O Dr. Silvio Bromberg discorre aqui sobre algumas verdades e alguns mitos sobre o câncer de mama.
1- Na minha família há vários casos de câncer de mama, por isto tenho maior risco de ter a doença. Mito ou Verdade?
Verdade. Certas alterações genéticas relacionadas com o câncer de mama (BRCA 1 , BRCA2 e outras) podem ser passadas de uma geração para outra como uma herança genética. Felizmente, apenas 6 a 8% dos tumores de mama são hereditários. Nestes casos, costuma haver vários antecedentes numa mesma família. Mãe, irmã, tia (parente de primeiro grau ) com câncer de mama, é um indicativo de risco de desenvolver a doença. Quando há mais de dois casos na família, o risco pode chegar a 80%. Já existem testes para identificar as principais alterações genéticas. Quando o teste é positivo, é possível lançar mão de medidas preventivas que podem diminuir bastante o risco de contrair a doença.
2- Eu faço o auto exame todos os meses e com isto estou protegida. Mito ou Verdade?
Mito. O auto exame das mamas deve ser estimulado, é bom que se faça, mas em nada protege. As mulheres que fazem o auto exame, geralmente são aquelas que levam mais a sério os cuidados com a mama. O principal deles é o exame médico periódico e a mamografia anual após os 40 anos. O auto exame não consegue identificar tumores com menos de um centímetro. E um tumor de 1 cm, já pode está aí por seis anos ou mais. Não basta fazer o auto exame. É preciso um exame médico da mama a cada seis meses e também uma mamografia anual a partir dos 40 anos. Se há casos de doença em parentes próximos (mãe, tia, irmã, do lado do pai ou da mãe) a prevenção deve começar aos 25 anos.
3- A mamografia é o exame mais importante e eficaz no diagnóstico precoce do câncer de mama. Eu faço o exame todo o ano. Por isto posso me sentir mais segura. Mito ou Verdade?
Verdade. A mamografia é o exame mais eficaz e apropriado de que dispomos para o diagnóstico precoce. É capaz de identificar uma lesão maligna com poucos milímetros. Pode antecipar por alguns anos o diagnóstico do câncer de mama. Nas mulheres mais jovens, a mama é mais densa, o que torna o exame menos preciso. Para a mulher jovem a ecografia é um bom exame, embora não seja tão eficaz quanto a mamografia para diagnosticar precocemente o câncer.
4 – Na minha família não há casos de câncer de mama. Tenho menos risco? Mito ou Verdade?
Mito. Ninguém está imune à doença. A maioria dos tumores de mama não são hereditários. O risco básico de uma mulher que não tem doença na família é de 12%. Uma em cada 10 mulheres vai ter um câncer de mama até os 70 anos. Se o diagnóstico for precoce pode ficar curada da doença.
5- A raiva, a depressão, o estresse causam câncer de mama. Minha mãe tem muita mágoa, sofreu muito, por isto tenho medo que venha a ter um câncer de mama. Mito ou Verdade?
Mito. Não há comprovação de que o câncer de mama tenha causas emocionais. Alinda não se conseguiu demonstrar que sentimentos negativos tenham causado um câncer de mama. Eles podem não ajudar a portadora de um câncer a reagir de forma positiva diante da doença.
6- Eu tenho peso acima da média. Tenho um risco maior? Mito ou Verdade?
Verdade. O excesso de tecido gorduroso aumenta a conversão de hormônios da supra renal em estrogênio através da aromatase. O aumento de estrogênio estimula o desenvolvimento do câncer de mama.
7- Menstruar muito cedo, ter o primeiro filho depois dos 30 anos, são fatores de maior risco para o câncer de mama. Mito ou Verdade?
Verdade. A mulher que começa menstruar muito cedo vai ter mais ciclos menstruais. A mulher que tem mais filhos tem menos ciclos, por que não os tem durante a gestação nem enquanto está amamentando. Quanto mais ciclos menstruais tem a mulher durante a vida, mais tempo está exposta à ação do estrogênio. A maturidade completa da mama só ocorre com a primeira gestação a termo. Se a mulher tem seu filho depois dos 30 anos, tem sua mama imatura exposta à ação do estrogênio, por mais tempo do que aquela que tem seu primeiro filho aos 22 anos, terá risco maior.
8- Os anticoncepcionais protegem contra o câncer de mama. Mito ou Verdade?
Mito. Não existe estudo definitivo que mostre a eficácia dos anticonceptivos em prevenir o câncer de mama.
9- A atividade física ajuda a prevenir o câncer de mama. Mito ou Verdade?
Verdade. Estudos demonstram que a mulher que pratica exercício físico regularmente tem menos câncer de mama.
10- Não se deve operar o câncer. Mexendo, piora. Mito ou Verdade?
Mito. Antigamente a maioria absoluta dos tumores malignos era diagnosticada nas fases avançadas, quando o tratamento já não podia reverter o quadro. Todos acabavam morrendo, tanto os que operavam quanto os que não operavam. Quando havia complicações cirúrgicas, os que operavam morriam antes do tempo. Mas hoje, esta realidade mudou. A cirurgia não apressa nem piora a evolução do câncer. Nas fases mais iniciais tem papel importante no tratamento da doença e contribui decisivamente para a cura do processo.