Uma das perguntas mais frequentes de grávidas que têm prótese de silicone no seio é se elas poderão amamentar. A resposta é: sim! A prótese não atrapalha a amamentação, pois os processos cirúrgicos modernos não rompem a conexão entre os ductos mamários e a mama.
A cirurgia para aumento das mamas é, atualmente, a mais procurada no Brasil e o índice de mulheres jovens que se submetem à operação é cada vez maior. As dúvidas sobre a amamentação, geralmente, surgem durante a gravidez, devido ao mito de que as próteses podem se romper,
No entanto, as cirurgias apresentam técnicas capazes de evitar a intromissão de próteses nas glândulas mamárias, com resultados bem positivos. A única observação é em relação às próteses muito grandes, ou seja, acima de 500 ml. Exagerar no tamanho pode ocasionar uma atrofia no tecido mamário, que impossibilitará a amamentação.
Outro mito a ser desmistificado é que não diferença entre o leite produzido por uma mãe com e outra sem próteses. Isso porque, a substância não tem contato nenhum com a prótese, uma vez que o próprio corpo produz uma cápsula a envolve, separando-a e protegendo-a.
Para todas as mulheres, que colocaram silicone nos seios, desejando amamentar ou não, é importante ressaltar a importância de fazer um check up anual para avaliar a condição das próteses e também a saúde das mamas, em geral.