A genética é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Estima-se que cerca de 5% a 10% dos casos de câncer de mama sejam hereditários, causados por genes transmitidos de pais para filhos. Mas quais são esses genes? Um novo estudo identificou 110 genes que podem aumentar o risco de câncer de mama e abriu caminho para que seja possível prever com mais precisão o risco de desenvolvimento de câncer de mama.
O estudo foi publicado na revista Nature Communications e realizado por cientistas do Instituto de Pesquisa sobre o Câncer, de Londres, no Reino Unido. Para realizar uma pesquisa abrangente dos genes, eles criaram e usaram uma técnica chamada “Capture Hi-C”, que estuda as interações entre diferentes regiões do genoma.
Nova técnica permite analisar regiões do código genético
Antes, eram conhecidos poucos genes relacionados ao câncer de mama, como a mutação do gene BRCA, que ficou mais conhecido após Angelina Jolie fazer a cirurgia de retirada das mamas por ter a mutação deste gene.
Mas, agora, este estudo fez uma grande descoberta. A técnica de alta resolução usada permitiu analisar 63 regiões do código genético que aparentemente influenciavam o desenvolvimento do câncer de mama. Em 33 áreas estudadas, os pesquisadores identificaram 110 genes relacionados ao câncer de mama. Nas outras 30 regiões, nada foi encontrado.
Testes genéticos ajudam a identificar risco de câncer de mama
A maioria dos genes identificados nunca havia sido relacionada com o câncer de mama. Entre os 110 genes, os pesquisadores identificaram que 32 estão aparentemente relacionados à sobrevida das pacientes. “Identificar estes novos genes vai nos ajudar a compreender com maior detalhe a genética do risco do câncer de mama. Por fim, nosso estudo abre caminho para novos testes genéticos ou novos tipos de tratamento direcionados”, afirmou Olivia Fletcher, líder da pesquisa, à ONG Breastcancer.org.
Mas, novos estudos ainda são necessários para determinar a dimensão do impacto desses genes sobre a doença. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum somente entre as mulheres, atingindo 1,5 milhão de mulheres por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Se você tem um histórico familiar de câncer de mama, converse com seu médico e pergunte sobre os testes genéticos que pode realizar.