Que horas você costuma acordar? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirma que as mulheres que têm uma predisposição natural para acordar cedo apresentam menor risco de desenvolver câncer de mama.
O estudo foi apresentado em uma palestra da NCRI Cancer Conference de 2018, em Glasgow, na Escócia. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 180 mil participantes do UK Biobank, banco de dados do Reino Unido, e cerca de 230 mil mulheres do Consórcio Internacional contra o Câncer de Mama (BCAC, na sigla em inglês).
Como funciona o relógio biológico?
Todas as pessoas têm um relógio biológico interno que se organiza dentro de 24 horas por dia. Chamado de ritmo circadiano, esse tempo oferece um ciclo biológico para quase todos os seres vivos, que se influenciam pelas variações da luz, da temperatura, do dia e da noite.
Mas, nem todos seguem o mesmo ritmo. Algumas pessoas são mais diurnas, acordam cedo e estão mais dispostas no início do dia. Já quem é notívago é mais produtivo no fim do dia, prefere dormir tarde e acha difícil acordar cedo.
Qual é a relação do sono com o câncer de mama?
De acordo com os pesquisadores britânicos, as pessoas geneticamente programadas para serem diurnas eram menos propensas a ter câncer de mama do que aquelas concebidas para serem noturnas. Para chegar a essa conclusão, a equipe usou um método chamado randomização mendeliana.
Este sistema usa variantes genéticas associadas a possíveis fatores de risco do câncer de mama, como características do sono. Foram analisados 341 fragmentos de DNA que controlam a propensão para ser diurno ou noturno de cada participante. Esses fragmentos são definidos no nascimento e, por isso, não sofrem alterações externas.
Além disso, o estudo analisou um pequeno recorte de oito anos da vida das mulheres acompanhadas. Desta forma, a análise dos casos do BCAC descobriu que a preferência pela manhã reduzia o risco de câncer de mama em 40% comparado com quem prefere a noite. Já a análise do Biobank indicou um valor ainda mais alto: 48%.
Os cientistas também descobriram que as mulheres que dormem mais do que as oito horas recomendadas por noite estavam mais propensas a desenvolver um câncer na mama. Isso representava um aumento em 20% a cada hora dormida a mais.
Toda mulher deve acordar cedo para evitar o câncer?
Apesar das conclusões do estudo, os pesquisadores ressaltam que ainda não foi possível determinar o motivo dessa relação entre sono e câncer de mama. Rebecca Richmond, uma das pesquisadoras da Universidade de Bristol, afirma que ainda é cedo para dar conselhos objetivos às mulheres.
Ela explica que as descobertas são potencialmente muito importantes porque o sono é universal e facilmente modificado. Mas “ainda precisamos entender o que faz uma pessoa noturna ter um risco maior do que uma diurna. Precisamos desvendar essa relação”, ressalta a cientista.
Gostou deste artigo? Leia outros estudos sobre o câncer de mama no site!