Um estudo descobriu que homens negros têm taxas mais altas de todos os tipos de câncer de mama em comparação com homens brancos nos Estados Unidos. A pesquisa foi apoiada pela American Cancer Society e publicada pela revista JNCI Cancer Spectrum. Os resultados mostraram que as taxas de câncer de mama eram 52% maiores em homens negros do que em homens brancos.
Essa descoberta aconteceu ao comparar os tipos câncer entre os homens, mas isso é diferente entre as mulheres. Nos Estados Unidos, as mulheres negras têm taxas mais altas de câncer de mama triplo-negativo em comparação com as mulheres brancas. Porém, elas têm taxas mais baixas de câncer de mama com receptores hormonais positivos.
Câncer de mama em homens
Não é tão comum que homens tenham tumores malignos nas mamas. Menos de 1% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em homens. Porém, pode acontecer e é necessário se cuidar para buscar a prevenção e o diagnóstico precoce sempre.
Por não ser tão comum, muitas vezes os homens descobrem tarde que têm um tumor na mama, o que pode afetar o tratamento e a sobrevida. Assim como nas mulheres, o câncer de mama em homens pode ser positivo para receptores hormonais ou negativo, e também positivo ou negativo para HER2.
Casos de câncer de mama em homens negros x brancos
O grupo de pesquisadores analisou informações sobre câncer de mama diagnosticado em homens com 20 anos ou mais, nos Estados Unidos, entre 2010 e 2016, no banco de dados do SEER (Surveillance, Epidemiology and End Results), programa do Instituto Nacional de Câncer dos EUA.
Ao todo, foram descobertos 11.990 casos de câncer de mama em homens. Deste total:
- 10.069 eram homens brancos;
- 1.921 eram homens negros.
Em números absolutos, parece que o homem branco tem mais câncer de mama. Porém, após essa descoberta, os pesquisadores analisaram o número de casos em cada grupo racial em comparação com a população de cada grupo racial nos EUA.
- 2,75 por 100.000 homens negros foram diagnosticados com câncer de mama;
- 1,81 por 100.000 homens brancos foram diagnosticados com câncer de mama.
O estudo concluiu que as taxas de câncer de mama eram 52% maiores em homens negros. Sendo assim, decidiram analisar a situação para tipos específicos de câncer de mama e concluíram que as taxas para todos os subtipos eram mais altas entre os homens negros do que brancos.
Por que as taxas são maiores entre os negros? Ainda não se sabe. “As razões para o risco elevado de câncer de mama em homens negros são amplamente desconhecidas, mas podem envolver vários fatores de risco, incluindo fatores genéticos e não genéticos”, escreveram os autores.
Estudos futuros devem identificar fatores que contribuem para esses padrões para ajudar nas estratégias de prevenção.
Confira mais artigos com informações de pesquisas sobre câncer de mama aqui!