Um estudo realizado no Canadá mostrou uma forte ligação do diabetes com o câncer de mama em estágios mais avançados. A pesquisa foi feita pelo Institute for Clinical Evaluative Sciences (ICES) and Women’s College Hospital, em Toronto e publicado no Breast Cancer Research and Treatment.
De acordo com os resultados, mulheres com câncer de mama, portadoras de diabetes, são significativamente mais propensas a apresentar câncer de mama em estágios mais avançados quando comparadas a mulheres que não têm diabetes. Mulheres diabéticas têm 14% a mais de chance de apresentar tumores em estágio II, 21% em estágio III e 16% em estágio IV.
Além disso, o estudo mostrou que mulheres portadoras de diabetes apresentam um alto risco de desenvolver metástases nos linfonodos e tumores maiores que as mulheres não diabéticas. Tumores em estágios mais avançados são mais difíceis de tratar, por isso estão ligados a alta mortalidade. O estudo mostrou ainda que o risco é maior ainda em mulheres jovens e naquelas portadoras de diabetes há bastante tempo.
Os pesquisadores acreditam que níveis elevados de açúcar no sangue possam incentivar o crescimento de células cancerosas, por isso o controle rigoroso do diabetes é fundamental para prevenir o câncer de mama, assim como outras complicações da doença.
Esse estudo é muito importante e traz um alerta para as mulheres diabéticas, que devem avaliar junto ao médico um acompanhamento mais regular da saúde das mamas.