O diagnóstico de um câncer de mama é um momento particularmente difícil e gera intensa ansiedade na vida de uma pessoa. De maneira geral, a paciente pode se mostrar tensa, preocupada, nervosa, angustiada ou irritada, além de apresentar dificuldade de concentração.
É normal ficar ansiosa, mas este sentimento pode afetar a qualidade de vida. Um estudo publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem chamado “Ansiedade e o enfrentamento de mulheres com câncer de mama em quimioterapia” explica que o modo como a paciente enfrenta esse momento em sua vida e como tomará as decisões é de extrema importância.
Segundo os autores, a forma que a mulher enfrenta a doença e o tratamento permitirá que ela consiga superar esse momento da melhor forma possível, minimizando a ansiedade e o estresse. A pesquisa concluiu que quem foca na resolução de problemas consegue diminuir o nível de ansiedade. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a enfrentar este momento e reduzir a ansiedade.
1. Fale sobre a doença
A instituição Breast Cancer Care afirma que falar o que desencadeia a ansiedade com um amigo ou companheiro pode ajudar. É importante para você saber que não está sozinho e que tem o apoio das pessoas que você confia. Fazer terapia também pode ser importante para você desabafar e encontrar estratégias que ajudem a administrar a ansiedade. Além disso, manter um diário também pode ajudar.
2. Faça exercícios de respiração
Respirar mais profundamente pode fazer você se sentir mais calmo, de acordo com a Breast Cancer Care. Feche os olhos e respire profundamente. Tente manter os ombros relaxados. À medida que inspirar, sinta a barriga inflar. Quando expirar, relaxe os músculos do rosto, peito, mandíbulas e ombros.
3. Pratique ioga e mindfulness
Técnicas de meditação ajudam a dar clareza, discernimento e paz de espírito, segundo o Cancer Research UK. Por isso, a ioga e o mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade, além de ajudar a controlar a dor e melhorar a qualidade de sono.
Leia também: Conheça as terapias integrativas no tratamento de câncer de mama
4. Exercite-se regularmente
Encontre um exercício físico que você goste e pratique regularmente. Uma simples caminhada pode ajudar a limpar sua mente e reduzir o nível de ansiedade. Lembre-se de perguntar ao seu médico se a atividade que você está pensando em fazer tem alguma contraindicação.
5. Faça musicoterapia
A musicoterapia usa música e som para ajudar a expressar emoções e melhorar o bem-estar emocional e físico. Segundo o Cancer Research UK, a musicoterapia pode ajudar a mulher com câncer de mama a expressas suas emoções, relaxar e melhorar o bem-estar emocional e físico.
Consulte seu médico para saber como você pode reduzir a ansiedade. Ele poderá te orientar de maneira personalizada. Em casos de ansiedade aguda grave, medicação pode ser necessária.