O verão é época de aproveitar o ar livre, sair de férias e passar tempo com família e amigos. Mas quem está em tratamento de um câncer de mama ou o concluiu recentemente pode ter algumas dúvidas sobre o que pode ou não ser feito.
Um dos principais cuidados deve ser com a exposição ao sol em excesso. Mas você não precisa se esconder do verão. É possível aproveitar os benefícios dessa estação se tomar algumas precauções. Confira alguns conselhos:
1. Use protetor solar
Prefira sair para tomar sol antes das 10h ou depois das 16h para não se expor ao período que os raios estão mais fortes. Não se esqueça de passar protetor solar com FPS mínimo 30 no rosto e em todo o corpo, e reaplicá-lo a cada duas horas.
2. Proteja a cicatriz
Se você tiver uma cicatriz cirúrgica nova, mantenha a área bem coberta, pois ela é delicada. Sem proteção e exposta ao sol, pode ficar mais rosada e depois mais escura.
As áreas de tratamento com a radioterapia devem ter atenção redobrada porque ficam mais irritadas. Elas não devem receber sol diretamente, pois pode haver uma superpigmentação na área e manchar a pele.
3. Use chapéu ou um lenço
Segundo o instituto Breastcancer.org, se você perdeu o cabelo por causa da quimioterapia ou radioterapia, a pele exposta provavelmente nunca viu a luz do sol antes e vai queimar facilmente. Portanto, proteja-se do sol cobrindo a cabeça com chapéu de abas largas ou um lenço de algodão.
Além disso, a ASCO recomenda considerar o uso de uma peruca sintética no lugar de perucas naturais. Isso porque as sintéticas são mais leves e frias.
4. Mantenha-se hidratada
De acordo com o estudo “Nutrition and physical activity guidelines for cancer survivors”, publicado pela Sociedade Americana de Câncer, fadiga, boca seca e náusea podem surgir por causa desidratação. Por isso, é importante tomar bastante água, principalmente no verão.
Além disso, água fria e sucos naturais sem açúcar são boas opções para refrescar e hidratar o corpo. Mas, lembre-se de evitar álcool e cafeína, pois podem provocar ondas de calor e promover a desidratação.
5. Cuidado com o mar e a piscina
Nadar é bom para quem passou por um câncer de mama pois reforça a musculatura. Porém, dependendo do caso, nem sempre nadar já está liberado. É importante saber se as cicatrizes já estão fechadas. Além disso, a fadiga causada pelo câncer pode deixar a entrada no mar mais perigosa. Portanto, uma avaliação médica específica é necessária. Somente seu médico pode dizer se pode ou não entrar na água.
Pergunte ao seu médico suas limitações e possibilidades, e curta o verão!
Gostou do artigo? Confira outras dicas sobre terapias integrativas para aliviar os efeitos colaterais durante o tratamento do câncer de mama!