Diversos estudos já comprovaram que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver câncer de mama, principalmente nas mulheres que estão na menopausa. Agora, um novo estudo, publicado em novembro de 2013, na revista Science Magazine, nos Estados Unidos, comprovou que uma molécula produzida durante a degradação do colesterol se liga aos receptores dos hormônios femininos e facilita o crescimento e a disseminação dos tumores.
O estudo foi feito em camundongos, mas mostrou que altas quantidades da substância que resulta da destruição do colesterol pelo fígado, chamada de 27-Hydroxycholesterol (27HC), se liga aos receptores de estrógeno, que quando estimulados provocam um crescimento rápido das células tumorais.
Os resultados demonstraram, em camundongos, que uma alta taxa de colesterol provoca um aumento na quantidade de 27HC no sangue e que a presença dessa molécula facilita o crescimento e a disseminação das células tumorais. Outros estudos serão feitos em humanos para comprovar que o colesterol alto é prejudicial não só para a saúde do coração, mas também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como o câncer de mama.
Sua saúde, sua responsabilidade
Apesar de todos os avanços e campanhas de prevenção, o número de mortes decorrentes do câncer de mama no mundo cresceu 14% entre 2008 e 2012, de acordo com um relatório divulgado no final do ano pela Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (IARC), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por isso, é fundamental você assumir a responsabilidade sobre a sua saúde, que vai muito além dos exames preventivos. Uma boa saúde é feita de bons hábitos de vida, ou seja, alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, gerenciamento do estresse, sono adequado, momentos de lazer e outras atitudes que promovam o bem-estar e melhorem a sua qualidade de vida.
Quando foi a última vez que você fez um exame de sangue para avaliar o seu nível de colesterol? Segundo o Ministério da Saúde, 40% da população brasileira apresenta colesterol alto e mais da metade não sabe. Além da alimentação, uma boa maneira de controlar seus níveis de colesterol é praticar atividades físicas todos os dias, que também previnem o surgimento do câncer de mama.
Veja outras dicas:
- Aumente a ingestão de frutas e vegetais
- Escolha carnes de corte magro, peixes e nunca coma a pele do frango ou a gordura da picanha
- Use azeite natural de oliva
- Consuma mais fibras, pois estas ajudam a reduzir o colesterol ruim
- Controle seu peso
- Evitar o consumo de cigarros e álcool
- Usar sal moderadamente