Um diagnóstico de câncer geralmente afeta a saúde mental de pacientes, familiares e cuidadores. Com isso em mente, a atual pandemia do coronavírus (Covid-19) pode aumentar ainda mais a preocupação dessas pessoas. Por isso, é muito importante se informar bem e cuidar das emoções. Sentir-se estressado e ansioso pode afetar seu sistema imunológico e não queremos que isso aconteça.
A National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos descreve o bem-estar emocional como a capacidade de lidar com sucesso com o estresse da vida e se adaptar às mudanças e aos tempos difíceis. Um período de incertezas e de distanciamento social como o que estamos passando é desafiador. Pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e solidão. Mas, felizmente, há muitas coisas que podem ser feitas para gerenciar esses sentimentos e enfrentar esse período da melhor maneira.
Em primeiro lugar, o paciente que está tratando um câncer deve conversar com seu médico e verificar como ficarão as consultas e o seguimento do tratamento. Essa conversa pode ser muito esclarecedora e acalmar o paciente. Cada caso deve ser analisado individualmente já que pacientes em tratamento de câncer, como quimioterapia, são mais vulneráveis a complicações do coronavírus.
Depois disso, é hora de incluir alguns hábitos e atitudes no seu dia a dia que ajudarão a lidar melhor com a ansiedade. De acordo com a American Cancer Society, permanecer positivo pode ajudar a proteger a sua saúde geral.
5 dicas para controlar a ansiedade durante quarentena
1. Faça coisas de que gosta
Ouvir uma boa música, fazer um curso on-line, ler aquele livro esquecido ou assistir a uma série nova pode ajudar a relaxar.
2. Tente estabelecer uma rotina
Ao fazer as coisas nos mesmos horários e criar uma rotina de trabalho e autocuidado, você se sentirá mais seguro e organizado, o que causa emoções positivas e relaxa.
3. Conecte-se com amigos e parentes
Tire uma parte do dia para conversar com quem você mora e com quem está distante. Pode fazer uma ligação em vídeo. Hoje a tecnologia nos ajuda muito a nos mantermos próximos dos outros, mesmo que à distância. Não se isole!
4. Use técnicas de respiração
Alguns tipos de respiração ajudam a acalmar e controlar a ansiedade. Pare e respire lentamente, com mais tranquilidade e profundidade, colocando a mão sobre o abdômen para senti-lo se movimentar. Outra opção é inspirar por quatro segundos e expirar pelo dobro do tempo.
5. Cuidado com excesso de informações
Com tantas informações novas saindo o tempo todo, a ansiedade aumenta. Por isso, é importante estabelecer limites para quantas notícias você lê sobre a pandemia e também escolher suas fontes de informação com cuidado. Informe-se por fontes oficiais, como Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
Não deixe também de dormir bem, de se alimentar de maneira saudável e se manter ativa em casa. Esses são hábitos saudáveis que ajudam tanto a sua saúde física como mental. Se necessário, busque acompanhamento psicológico com um profissional.