Ser mulher, ter mais de 50 anos de idade e histórico familiar de câncer de mama na família são fatores de risco para o desenvolvimento da doença que não podem ser controlados. Entretanto, o surgimento de um tumor nas mamas depende de outros fatores, que podem ser modificados. Um deles é o hábito de consumir bebidas alcoólicas.
Não é novidade que uma dose de álcool por dia aumenta o risco de desenvolver câncer de mama em 5%. Para mulheres que bebem mais — três ou mais doses por dia — o risco de contrair a doença aumenta em 50%. A relação entre o álcool e o câncer de mama foi estabelecida ainda na década de 80, embora essa conclusão seja de um estudo publicado em 2012.
O álcool aumenta os níveis do estrogênio, principal hormônio envolvido na multiplicação das células tumorais nas mamas. Sendo assim, os pesquisadores consideram que consumir bebidas alcoólicas está diretamente ligado ao crescimento dos tumores conhecidos como “receptores positivos de estrogênio”, ou seja, aqueles que precisam do hormônio para crescer.
Neste ano, outro estudo, realizado nos Estados Unidos, comprovou que o álcool não só aumenta o risco do surgimento de um câncer de mama, como também reduz a expectativa de vida das mulheres. A pesquisa publicada no American Journal of Public Health mostrou que a redução do consumo de bebidas alcoólicas é uma importante estratégia para prevenir o câncer e aumentar os anos de vida.
Segundo o estudo, o câncer de mama é a causa mais comum de mortes atribuíveis ao álcool em mulheres nos EUA, sendo responsável por cerca de 6 mil mortes por ano ou cerca de 15% de todos os óbitos causados por tumores mamários.
Outro dado interessante desse estudo diz respeito à expectativa de vida. As mortes por câncer causadas ou relacionadas ao consumo do álcool representam, em média, 18 anos de vida a menos. Portanto, mesmo em pequenas quantidades, o álcool é um agente cancerígeno e pode causar mortes prematuras.
Sem dúvidas, o consumo de bebidas alcoólicas é um assunto controverso, mas de extrema importância, merecendo ser mais observado e estudado pelos especialistas. Adotar hábitos saudáveis de vida também é fundamental. Veja algumas dicas:
- Mantenha seu peso ideal;
- Adote uma alimentação rica em frutas, verduras e frutas, prefira os grãos integrais, diminua o consumo de gordura, açúcar, sal e sódio;
- Pratique uma atividade física regularmente;
- Largue o cigarro agora;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Gerencie o estresse e as emoções;
- Reserve um tempo para fazer as coisas que gosta (pintar, ir ao cinema, passear com os filhos),etc.