Compreender o adoecer é algo que fascina e desafia o ser humano desde os tempos mais remotos. A medicina moderna aceita há algum tempo a influência das emoções no surgimento de doenças como o câncer, por exemplo.
Segundo estudos, os tumores podem surgir como um indicativo de problemas emocionais acumulados e mal gerenciados, principalmente após um evento estressante como a morte de um ente querido, um divórcio, uma demissão, entre outras situações desgastantes.
De acordo com alguns especialistas, sentimentos como raiva, desespero, tristeza, angústia e medo podem disparar um conjunto de reações fisiológicas que derrubam as defesas naturais do corpo, tornando o organismo susceptível ao crescimento de células anormais. Esse desequilíbrio é mental, hormonal, orgânico e psicológico.
No entanto, um dos fatores mais significativos no processo de adoecimento é o estresse crônico, consequência de uma rotina desgastante, pequenas frustações, problemas financeiros, de relacionamento, entre outros, que minam a saúde e podem gerar diversas doenças, desde resfriados constantes até um câncer.
Sendo assim, é importante perceber que a maneira com que lidamos com os problemas do dia a dia pode sim influenciar a nossa saúde, gerando doenças e desequilíbrios. Se adoecemos porque não conseguimos gerenciar nossas emoções, podemos ficar saudáveis se aprendermos a respeitar, compreender e lidar bem com os nossos sentimentos.
Ter uma boa saúde e ficar longe do câncer e de outras doenças depende da harmonia entre o corpo e a mente. Aprenda a escutar o que seu corpo fala para você. Uma febre, uma dor, um resfriado crônico, seja qual for o sintoma físico, pode ter sido causado por uma emoção mal gerenciada.
Dicas
- Faça uma faxina interior, liberte-se do passado, viva o hoje e tenha uma perspectiva positiva para o futuro
- Livre-se do estresse, encontre uma atividade que lhe dê prazer como dançar, pintar, viajar, estudar ou caminhar, etc.
- Ame em primeiro lugar a pessoa mais importante do mundo: VOCÊ!
- Acredite que merece as coisas boas da vida
- Faça todos os dias pelo menos uma coisa que te deixe feliz
- Invista no seu autoconhecimento
- Cultive a felicidade