No último dia 5 de fevereiro foi o Dia Nacional da Mamografia. O exame é tão importante, que até merece uma data só para lembrar que pode salvar vidas, descobrindo o câncer de mama o mais cedo possível. O exame diminui o risco de morte por câncer de mama em 35% das mulheres acima de 50 anos. A detecção precoce também significa a preservação dos seios, pois, quanto menor o tumor, menor a necessidade de mastectomia (retirada dos seios).
O que é mamografia digital?
A qualidade de imagem superior desta técnica de mamografia permite a detecção mais precoce do câncer de mama, especialmente em mulheres com mamas densas. Do ponto de vista do exame, a mamografia digital é como a tradicional. Ambos usam raios X para gerar imagens da mama. No entanto, em vez de utilizar o filme para captar e registrar a imagem, a digital utiliza um detector para capturar e converter os raios X em uma imagem digital. Alguns estudos mostram a redução na dose de radiação empregada na tecnologia digital.
A mamografia digital é melhor para:
• Mamas mais densas
• Mamas pequenas
• Seios com prótese de silicone – possibilita que o médico veja, em uma mesma exposição, a estrutura da mama e a prótese, o que geralmente é difícil no método convencional
• Mulheres na pré e peri menopausa
Quando fazer?
Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer anualmente. Já as mulheres com “alto risco” devem fazer a primeira mamografia entre os 25 e 30 anos e repeti-la, anualmente. Essas pacientes são aquelas com história familiar de câncer de mama ou as que fizeram biópsia anteriormente, com resultado de lesão de risco para desenvolver o câncer mamário.
Como é o exame?
É um processo pelo qual os seios da paciente são comprimidos entre duas superfícies de plástico duro, em pelo menos duas posições diferentes. A compressão do tecido mamário permite uma melhoria na qualidade da imagem, com menos radiação. Pode haver um pouco de desconforto na compressão dos seios, mas o procedimento é muito rápido.
Entenda mais sobre o exame:
As imagens digitais são visualizadas nos monitores imediatamente após a exposição, permitindo que o radiologista faça o laudo do exame diretamente do seu monitor, antes mesmo da paciente sair da sala. Além disso, como a tecnologia atual oferece uma variedade de ferramentas para processamento destas imagens digitais, mesmo após o término do procedimento e quando a paciente já saiu da clínica, o médico pode visualizar as imagens e utilizar os recursos de ampliações, zoom eletrônico e ajustes de brilho e contraste, sem prejudicar a qualidade diagnóstica.
Preparação
Chegue aproximadamente 10 minutos antes da sua hora marcada para preencher os papéis necessários para o exame. Depois você vai colocar um avental para facilitar o exame, retirando relógio, bijuterias ou jóias que estiver utilizando. Não passe cremes, loções ou desodorantes antes do exame.
Depois do Exame
A paciente pode retornar às atividades normais imediatamente após o exame e verificar quando pode retirar o resultado. Guarde todas as suas mamografias e as leve quando for repeti-las.