Estudo aponta que fitoestrogênios podem não ajudar no combate ao câncer de mama
Há alguns anos, os fitoestrogênios, uma espécie de estrogênio natural encontrado em alimentos como soja, ervilha, feijão e outros grãos, foram considerados benéficos à saúde da mulher, ajudando a combater sintomas da menopausa, como as temidas ondas de calor e a osteoporose, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2, do câncer de mama e outros tipos de câncer.
No entanto, os resultados de um estudo recente publicado no British Journal of Pharmacology mostram que os fitoestrogênios podem não ser tão inofensivos e benéficos para a saúde como se acredita, e as propriedades estrogênicas podem atuar como disruptores endócrinos, ou seja, elas podem desregular o sistema endócrino do organismo, o que resulta em problemas no sistema reprodutivo, neurológico e de crescimento.
Segundo os pesquisadores, os benefícios que os fitoestrogênios podem trazer ao organismo não compensam os possíveis riscos para a saúde, que podem variar dependendo da idade da pessoa, do seu estado de saúde geral e até mesmo da flora intestinal, que, quando desequilibrada, interfere na eliminação do estrogênio do corpo.
Os estudos mostraram que os fitoestrogênios não são mais eficazes do que o placebo no combate às ondas de calor que incomodam as mulheres na menopausa. Além disso, não há evidências que comprovem o efeito benéfico da substância no combate às doenças cardiovasculares e à osteoporose. Mas vale dizer que a soja é um alimento rico em proteína e ácidos graxos, porém, sua ação como remédio ainda precisa ser melhor avaliada e seu consumo deve ser moderado.
Mesmo não havendo dados suficientes que comprovem que os fitoestrogênios podem aumentar o risco de câncer de mama, a recomendação dos pesquisadores é de que as mulheres que já tiveram a doença consultem seu médico antes de consumir produtos que contenham a substância. O consumo destes fitoterápicos em dosagens recomendadas e baixas podem ser utilizados sem preocupações.
Em resumo, como ainda são precisos mais estudos para comprovar os benefícios dos fitoestrogênios, vale manter a saúde em dia fazendo uso de alimentos saudáveis que ajudam a regular o metabolismo e evitar produtos açucarados, industrializados e gordurosos, que desregulam as funções do corpo.