A obesidade é uma questão que tem chamado a atenção de vários países ao redor do mundo e hoje já é tratada com um problema de saúde pública. No Brasil, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, 52,5% da população está acima do peso e 17,9% está obesa. O excesso de peso e a obesidade também estão relacionados com o câncer de mama, em diferentes aspectos.
O peso extra, principalmente na menopausa, aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. Alguns estudos também já demonstraram que após o tratamento, muitas mulheres ganham peso extra, o que pode ser ruim para a saúde como um todo e, principalmente, para o acompanhamento do câncer.
Um novo estudo, publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, comparou dois grupos: um com mulheres com câncer de mama ligado ao histórico familiar e o outro com mulheres saudáveis, ambos na mesma faixa etária e levando em consideração a menopausa. O objetivo da pesquisa era avaliar a relação entre o ganho de peso e o tratamento do câncer.
No geral, as mulheres com câncer de mama ganharam mais peso que as mulheres saudáveis.
Foi observado um ganho de peso significativo nas mulheres com menos de 5 anos de tratamento e naquelas com receptores negativos de estrogênio. Nas mulheres tratadas com quimioterapia, a propensão para ganhar pelo menos 5 kg durante o acompanhamento foi 2,1 vezes maior quando comparadas às mulheres saudáveis. O ganho de peso foi ainda maior nas mulheres com câncer de mama que tomaram estatinas durante a quimioterapia.
Outros estudos já haviam demonstrado que o ganho de peso é um fator importante no tratamento do câncer de mama para muitas mulheres, principalmente para aquelas na menopausa. Esse estudo avaliou especificamente as mulheres que tiveram tumores ligados ao histórico familiar da doença. O ganho de peso é uma questão importante, pois aumenta o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras patologias.
Para manter o peso não há segredos e isso vale tanto para mulheres saudáveis, quanto para mulheres em tratamento para o câncer de mama. É preciso se alimentar de forma equilibrada e praticar atividade física regularmente.
Inclua mais alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, leguminosas e oleaginosas na sua dieta. O que precisa ser reduzido? Gordura saturada, carnes gordas, produtos industrializados, frituras, doces, bebida alcoólica, embutidos e qualquer alimento carregado em sódio.
Lembre-se: Manter o peso adequado é importante para qualquer pessoa, em qualquer idade. Sua saúde agradece!