Acaba de ser publicado um estudo que comprovou que uma alimentação rica em gordura saturada aumenta em 28% a chance de desenvolver um câncer de mama. A pesquisa foi publicada no Journal of the National Cancer Institute. Os pesquisadores acompanharam 337 mil mulheres, com idades entre 20 e 70 anos, em 10 países da Europa. As mulheres foram acompanhadas durante 11 anos e meio.
Das 337 mil mulheres que foram acompanhadas, 10.062 desenvolveram câncer de mama (cerca de 3%). O mais notável é que a pesquisa sugere que o aumento da ingestão de gordura saturada está envolvido no desenvolvimento de 3 subtipos de câncer de mama sensíveis à ação do estrógeno, ou seja, tumores que crescem a partir da secreção de hormônios.
Mulheres que ingeriram mais de 47,5 gramas de gordura saturada por dia tiveram um risco 28% maior de desenvolver tumores de mama quando comparadas com as mulheres que consumiram menos de 15,4 gramas por dia.
Naturalmente, outros estudos devem ser feitos para determinar qual a quantidade segura de gordura saturada para evitar o desenvolvimento de câncer de mama. Ainda não há nenhum estudo a respeito com a população brasileira.
Entretanto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o padrão alimentar nacional, a dieta da população brasileira é rica em gorduras, açúcar e sódio e pobre em frutas, verduras e legumes. Não é difícil concluir que comemos mais gordura do que deveríamos, o que influencia não só no aumento do peso, do risco cardiovascular, como também representa um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.
A dica é não ultrapassar a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de menos de 20 mg por dia. Quer ter uma ideia de quanto isso representa? Um bife médio de carne bovina tem 7,77 g de gordura saturada e um ovo tem 2, 67 g. Comece também a ler os rótulos dos alimentos e faça trocas saudáveis, como por exemplo, prefira o leite desnatado ao integral, o queijo branco ao queijo amarelo, peixe à carne vermelha e tire a gordura aparente das carnes em geral.
Lembre-se: a sua saúde depende também de uma alimentação saudável e equilibrada!