O tratamento e a recuperação de um câncer de mama nem sempre é fácil. Dor ou desconfortos podem afetar qualquer paciente, independentemente do estágio da doença, e isso pode atrapalhar o sono, a alimentação e até deixar você irritada ou triste. Mas estudos mostram que você pode tentar aliviar essas sensações ruins praticando mindfulness.
Você sabe o que é mindfulness?
Essa é uma técnica de meditação que envolve focar na atenção plena. De acordo com o instituto Breast Cancer Care, mindfulness é uma atitude, uma maneira de prestar atenção a si mesmo e encontrar uma maneira de regular seus pensamentos e emoções.
Como mindfulness pode ajudar?
Segundo o Breast Cancer Research Foundation, estudos mostram que a redução do estresse é possível com mindfulness e isso pode ser eficaz no alívio da ansiedade e da depressão, diminuindo os efeitos colaterais emocionais e físicos de longo prazo dos tratamentos e melhorando a qualidade do sono em pacientes com câncer de mama.
Outro estudo, publicado na Breast Cancer Research and Treatment, afirma que intervenções rápidas de mindfulness podem beneficiar mulheres que são submetidas a biópsias da mama. A pesquisa avaliou 82 mulheres submetidas à biópsia de fragmento guiada por ultrassonografia. Metade praticou mindfulness, enquanto outras receberam cuidados padrão.
As pacientes foram orientadas por áudio e vídeos com dicas de como praticar o mindfulness. Os resultados mostraram que elas tiveram níveis reduzidos de estresse, pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio. Ao serem questionadas sobre a utilidade da intervenção de mindfulness, 87% das participantes consideraram a estratégia muito ou extremamente útil.
Além disso, há outro estudo dinamarquês, publicado no Journal Of Clinical Oncology, que diz que a terapia cognitiva baseada em mindfulness pode ajudar a aliviar a dor que muitas mulheres continuam a ter meses e anos após o tratamento do câncer de mama ser concluído.
Nesta pesquisa, foram analisadas pacientes que passaram por diversos tipos de tratamento, como mastectomia, quimioterapia, reconstrução mamária e terapia hormonal. Elas foram divididas em dois grupos, um que fazia mindfulness e outro que não.
As mulheres que participaram do programa de terapia cognitiva baseada em mindfulness relataram ter:
• Menos dor severa;
• Mais qualidade de vida;
• Usar menos remédios para dor.
Dicas para praticar mindfulness
O Breast Cancer Care dá algumas dicas de como praticar essa meditação focada na atenção plena. Confira alguns passos que você pode seguir:
1. Deite-se ou fique sentada de forma confortável.
2. Concentre-se em uma coisa, por exemplo, a respiração.
3. Preste atenção em como ela flui para dentro e para fora do seu corpo.
4. Sinta a sensação no nariz, no peito e no abdômen.
5. Depois, perceba o que está acontecendo ao redor. Algum barulho ou cheiro? Apenas observe e sinta.
6. Tome seu tempo para se conectar com o que está acontecendo dentro do seu corpo e fora nesse momento.
7. Aceite o que você sente, percebe e observa, e não julgue.
8. Com a concentração que você alcançou, você se sentirá mais calmo e energizado.
Se você está sentindo alguma dor ou desconforto, converse com seu médico. Ele poderá te orientar e indicar o que você pode fazer para se sentir melhor.