Na semana passada, o FDA (U.S. Food and Drug Administration) notificou que até a presente data houve no mundo 573 casos de implantes mamários associados a Linfoma de Células Gigantes Anaplásicas (BIA – ALCL). Segundo a organização, aconteceram 33 mortes relatadas em todo o mundo decorrentes dessa doença.
Entre os 573 casos de ALCL, 481 (84%) foram atribuídos a sua correlação com implantes específicos produzidos pela Allergan. Com base nessa informação, o FDA concluiu que o risco de desenvolver o ALCL, em relação aos implantes mamários produzidos por outras marcas, é 6 vezes maior entre as usuárias de implantes texturizados BioCell produzidos pela Allergan.
Os seguintes implantes estão relacionados com o recall americano:
- Natrelle Saline-Filled breast implants,
- Natrelle Silicone-Filled breast implants,
- Natrelle Inspira Silicone-Filled breast implants;
- Natrelle 410 Highly Cohesive Anatomically Shaped Silicone-Filled.
Também foram incluídos os expansores Natrelle 133 Plus Tissue Expander e Natrelle 133 Tissue Expander with Suture Tabs.
Esse “recall” pede que não se utilize mais esses tipos de implantes, o que fez a Allergan publicar uma nota para todos que utilizam essas próteses em sua prática clínica.
No entanto, o FDA deixa claro que a utilização de outras próteses texturizadas ainda não estão contraindicadas porque necessitam mais evidências de que qualquer prótese texturizada deverá ser banida do mercado.
A importância de monitoramento regular
A intenção do “recall” foi alertar os médicos a exporem às pacientes usuárias dessas próteses texturizadas a necessidade do monitoramento regular e periódico das mamas, além de esclarecer todas as questões relacionadas com essa doença.
Essas pacientes, por sua vez, devem monitorar o aparecimento de eventual inchaço (decorrente do acúmulo de líquido ao redor da prótese) associado com a dor mamária, e procurar o especialista se necessário.
É importante ressaltar que em nenhum momento foi indicada a troca ou retirada desse tipo de prótese por nenhuma respectiva Sociedade Médica até esse momento.
Baixe a nota oficial da Allergan aqui e veja abaixo o comunicado da Sociedade Americana de Cirurgiões de Mama: