Em busca de um tratamento para câncer de mama que fosse esteticamente aceitável e que realizasse o controle local da doença, o Dr. Silvio Bromberg criou uma técnica chamada Prime Incision. É um tratamento cirúrgico conservador do câncer de mama em fase inicial com somente uma única incisão realizada na axila ou no sulco mamário. O estudo sobre a nova técnica foi publicado na revista americana Plos One.
Atualmente, Bromberg já tratou mais de 100 pacientes com este procedimento e obteve muito sucesso. Além de proporcionar um excelente resultado cosmético, após a cirurgia, a mama permanece praticamente com o mesmo aspecto que tinha antes. Esta técnica é indicada para pacientes que querem o mínimo possível de interferência na mama, para as que estão satisfeitas com as próprias mamas e para as que querem uma cicatriz pequena.
Novo tratamento para câncer de mama é feito com apenas uma incisão
Tem sido demonstrado que o sucesso estético no tratamento cirúrgico do câncer de mama leva a uma melhora na recuperação sexual e social da paciente. Por isso, a Prime Incision realiza somente uma incisão para retirar o tumor e o linfonodo ou ganglio axilar. Este método proporciona melhores resultados estéticos do que a técnica convencional de duas incisões mamárias conservadoras.
O novo procedimento é mais difícil, pois a visualização e o espaço da ressecção são limitados, e exige maior experiência do cirurgião. Bromberg apresentou o estudo em que compara a técnica Prime Incision com a convencional cirurgia conservadora no Congresso da Sociedade Americana de Cirurgiões de Mama, em Orlando, nos Estados Unidos.
O mastologista também apresentou um vídeo de demonstração da nova técnica na Jornada Brasileira de Oncoplástica, realizada no final de abril, em São Paulo. Além da Prime Incision, Bromberg tem uma linha de pesquisa com outras novas técnicas cirúrgicas para o tratamento do câncer de mama. Entre os estudos e protocolos em andamento, estão o tratamento inicial do câncer de mama com laser e o tratamento do câncer de mama inicial com crioterapia.