A quimioterapia, uma das terapias mais utilizadas no tratamento do câncer de mama, utiliza medicamentos orais ou intravenosos que visam destruir, controlar ou inibir a multiplicação das células doentes. O tratamento pode afetar o desenvolvimento das células saudáveis, como as responsáveis pelo crescimento dos cabelos, as de defesa do organismo e as que compõem o trato digestivo.
As mulheres que realizam quimioterapia podem sofrer efeitos colaterais como infecções bucais, queda de cabelo, diarreia, náuseas e vômitos, baixa imunidade, alteração do paladar, perda do apetite, além de interferir no aspecto emocional.
No entanto, nem todas as pacientes que fazem esse tratamento serão acometidas pelos mesmos efeitos colaterais, isso porque os sintomas podem variar de acordo com a condição clínica da paciente e o tipo de medicamento utilizado em seu tratamento.
Assim, pensando em minimizar os efeitos da quimioterapia e proporcionar mais qualidade de vida, veja a seguir sete dicas de cuidados que podem ser tomados para aliviar as reações do tratamento quimioterápico:
1. Organize sua rotina de refeições. Há mulheres que se sentem bem comendo antes das sessões e outras não. De qualquer modo, escolha alimentos de fácil digestão e, após a quimioterapia, espere pelo menos 1 hora para ingerir alimentos e mastigue-os bem. Escolha se alimentar em ambientes arejados onde não há cheiro, pois podem dar a sensação de enjoo e náuseas.
2. Como mencionado, o paladar pode sofrer modificações. Consumir alimentos que deixam gosto, como frutas e hortelã, e temperar a comida com ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, orégano, alecrim e manjericão, também contribui para o equilíbrio do paladar.
3. Evite a ingestão de bebidas junto às refeições e aumente a quantidade de líquidos para 2 a 3 vezes por dia para eliminar os resíduos tóxicos do tratamento. Bebidas fortes, como café, devem ser evitadas, pois favorecem os vômitos.
4. Evite fazer esforços que prejudiquem a digestão e descanse após as refeições.
5. A sensação de boca seca também pode surgir ao longo do tratamento e pode ser aliviada com o consumo de alimentos com mais molhos e caldos que facilitam a mastigação. Purês, iogurtes, gelatinas e queijos cremosos também podem ajudar a enfrentar este efeito.
6. A higiene pessoal deve ser redobrada durante o tratamento e situações como a exposição a arranhões de animais domésticos, por exemplo, devem ser evitadas.
7. Cuidar dos aspectos emocionais também é importante. Somos todos movidos a emoções e, ao enfrentar uma doença como o câncer, este aspecto pode ficar ainda mais aflorado. A autoestima pode ficar abalada devido à queda de cabelos e a mastectomia.
Desse modo, busque uma forma de não deixar que essas circunstâncias passageiras tirem sua alegria e confiança, sentimentos importantes para lidar com a situação. Usar perucas e lenços dá um “up” no visual, assim como realizar atividades que lhe proporcionem bem estar ajudam a minimizar a turbulência de sentimentos. Não desanime e renove a determinação de superar a doença!
25 Comments
Gostei muito da dica
Fiz uma exterectomia total
Agora estou fazendo quimioterapia.e é bem assim
Olá, AnaPaila, ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.
É bem assim sentimos vulneráveis.estou enfrententando o câncer pela terceira vez.começei quimio novamente. Cada dia me sinto de um geito.cansada,triste,desanimada.mas não desisto continuo lutando.
Força ! Você vai vencer !
Também estou fazendo quimioterapia
Cada dia sentimentos diferentes, da vontade de chorar, gritar, muitas dores no corpo todo, sem forças…
Só peço a Deus paciência, força e calma, pra enfrentar tudo isso.
Vamos ter força e fé 🙏
Não esqueça que você é filha de Deus perfeita, vai vencer
Procure um médico naturopata, pra te ajudar nesse processo, inclusive pra evitar outras recidivas.
Tratamento complementar com naturopatia faz toda diferença.
Isso aí. Não desista. Aproveite bem cada minuto proporcionado de vida. Estamos aqui para viver ou morrer. E no momento escolhemos viver. Que Deus te dê forças, vigor e restaure a sua saúde.
Estou fazendo quimioterapia, mas creio que todo esse momento difícil irá passar,sou muito grata à Deus por me da forças para enfrentar tudo isso.Eu creio na Vitória 🙏
Força continua e não desista mesmo!
Isso mesmo. Sempre lutando 😘
Nossa! Que luta difícil a sua.
E eu como medo da primeira.
Só fico procurando informações a respeito.
E como você está depois disso tudo??
Abraços e muita fé em Deus!
Agradecemos por compartilhar o seu relato, Maia.
Maia e Ana Paula …força meninas Deus é contigo …eu estou bem mais meu namorado vai enfrentar tudo isso …estou orando a Deus pra dar forças a ele e a mim tbm pq vou ajuda lo nesta luta .
Agradecemos por compartilhar o seu relato, Flávia.
Que momentos difíceis, só a força de Jesus para nos ajudar 🙌🙌🙌
Boa noite!
Não é fácil, meu esposo está passando por esse tratamento. Se Deus não estiver do nosso lado não conseguimos vencer, sofro junto com ele.
Agradecemos por compartilhar o seu relato, Sara.
Fé em Deus e Nossa Senhora, você logo estará curada e livre desse tratamento em nome de Jesus
Bom dia aqui e a mãe de uma filha que passa por essa lutar foi na mama depois pra cabeça não e fácil mais ela e uma guerreira mais o senhor está no controle de tudo obrigada pela força aqui eo nome dela Mayara
Agradecemos por compartilhar o seu relato, Mayarai.
Estou enfrentando pela 2 vez mais com muita fé em Deus porque sem ele nada e possível depois o apoio da família
Agradecemos por compartilhar o seu relato, Ademir
Meu nome é Sandra, vou iniciar o tratamento oncológico, fui diagnosticada com câncer de mama, tenho 56 anos, estou com muita fé em Deus que vou superar essa fase ruim. Deus é fiel, eu tomo posse de um milagre 🙏🙏.
Agradecemos por compartilhar o seu relato, Sandra.