Durante o tratamento do câncer de mama, o paciente pode apresentar dor, fadiga, ansiedade e náusea. Mas algumas terapias complementares podem ajudar a aliviar efeitos colaterais e aumentar a qualidade de vida da paciente.
Terapias integrativas foram endossadas pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO na sigla em inglês) como formas eficientes de controlar sintomas e efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama. A nova diretriz foi publicada no Journal of Clinical Oncology, que afirma que as recomendações são claras, completas e baseadas em evidências científicas.
Quais são essas terapias?
As terapias complementares abrangem uma ampla gama de práticas mentais e corporais, produtos naturais e modificações no estilo de vida. Elas são usadas por pacientes com câncer de mama junto com tratamentos convencionais e também por mulheres que já trataram o tumor, mas ainda sente algum desconforto.
De acordo com o Cancer Treatment Centers of America, um em cada três pacientes com câncer continua sentindo dor após o tratamento. A Sociedade Americana de Oncologia Clínica recomenda terapias para questões específicas que muitas pacientes passam. Entenda algumas das terapias recomendadas:
Musicoterapia – esta terapia pode ser usada para reduzir ansiedade, estresse e ajudar paciente com depressão. Ela usa música e som para ajudar a expressar emoções e melhorar o bem-estar emocional e físico.
Meditação – ajuda a reduzir o estresse e é recomendado para melhorar a qualidade de vida. Existem vários tipos de meditação e, segundo a organização Susan G. Komen, ela é usada para libertar a mente de pensamentos desordenados e focar um estado mental e físico de relaxamento.
Ioga – essa é outra forma de reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade de vida e também ajuda na fadiga relacionada ao tratamento, de acordo com a ASCO. Mas é necessário ter cuidado com algumas posições da prática.
Massagem – técnicas de massagem são recomendadas para depressão, transtornos de humor e ansiedade. Também podem ajudar a reduzir a dor relacionada com o câncer.
Acupuntura – é recomendada para reduzir a náusea e o vômito induzidos pela quimioterapia. Além disso, segundo a ASCO, pode ajudar na fadiga pós-tratamento, na melhora do humor e no controle da dor.
O Cancer Treatment Centers of America também cita o suporte espiritual como uma forma de auxílio durante o tratamento. Ele diz que nutrir sua fé pode ajudar a lidar melhor com os desafios associados ao câncer.
Lembre-se que essas são terapias para usar como complemento e não substituem o tratamento convencional contra o tumor. Ao conversar com seu médico, seja claro sobre o que sente e não sinta vergonha. Ele irá te ajudar ao recomendar as melhores formas de terapia para o seu caso.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe o texto nas redes sociais!
1 Comment
Adorei o site, informações claras com uma liguagem mais leve, tudo que um paciente precisa no tratamento.