Descansar é fundamental para se recuperar de um problema de saúde, como o câncer de mama. Entretanto, alguns tratamentos afetam diretamente a qualidade do sono e muitas mulheres apresentam dificuldades para dormir.
Estima-se que os problemas para dormir durante um tratamento para o câncer afetam cerca de 80% dos pacientes. Um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que a insônia é três vezes mais prevalente em pacientes com câncer tratados com quimioterapia quando comparados à população em geral.
Em relação ao câncer de mama, alguns tratamentos, como a hormonioterapia, podem levar à mulher a entrar no climatério de forma precoce. Um dos efeitos colaterais mais comuns são os calores noturnos (fogachos). Esse desconforto pode causar suores intensos, a ponto da mulher necessitar trocar de roupa para conseguir dormir.
Porém, dormir bem durante o tratamento do câncer é fundamental para lutar contra a doença, uma vez que sem um descanso adequado o nível de cortisol (hormônio do estresse) no organismo aumenta e a contagem das células NK, que ajudam o corpo a lutar contra o câncer, diminui. Um sono ruim pode ainda levar a outros problemas, aumentar a dor e diminuir a imunidade. E não são apenas os desconfortos físicos que afetam os pacientes que passam por um câncer. A depressão e ansiedade também costumam interferir na qualidade do sono.
Quanto aos desconfortos físicos o ideal é conversar com seu médico mastologista para avaliar medicamentos que possam aliviar alguns sintomas, como as náuseas e demais condições gastrintestinais. O acompanhamento psicológico também é importante para minimizar os sentimentos de tristeza e ansiedade, que inevitavelmente surgem com a notícia de um problema de saúde, como o câncer de mama.
Além disso, é preciso procurar alternativas para relaxar e conseguir dormir melhor. Aqui vão algumas dicas:
- Invista em um bom colchão e em um bom travesseiro
- Deixe o quarto escuro e silencioso
- Use aromas calmantes no ambiente, como camomila e lavanda
- Evite ver TV, ficar no celular ou no computador antes de dormir, ao contrário do que se pensa, fazer isso pode tirar seu sono
- Evite também tomar bebidas alcoólicas ou com cafeína (café, refrigerantes, chá preto, chá mate)
- Alguns alimentos ajudam a induzir o sono, como leite quente com mel, chás de erva-cidreira, camomila, banana e cereais integrais
- Tome um banho morno antes de ir para a cama
Lembre-se: dormir bem é fundamental para ajudar você a se recuperar mais rápido do tratamento!