Existem diferentes estágios de um câncer, que são determinados a partir de critérios específicos. Essa avaliação indica se ele está em fase inicial, intermediária ou avançada. Os estágios do câncer de mama são cinco, indo do zero ao quatro, e sendo IV o nível mais grave da doença.
Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo. É também chamado de câncer de mama metastático ou secundário.
Para identificar o estágio da doença, o médico realiza exame físico, mamografia, eventualmente outros exames laboratoriais e de imagem, além de biópsia. O profissional leva em consideração três fatores principais: tamanho do tumor, envolvimento dos linfonodos e presença de metástase em outras partes do corpo.
Conheça a seguir um pouco mais sobre os diferentes estágios do câncer de mama e o que esperar quando ele já está avançado.
Estágios do câncer de mama
Estágio 0
Essa é a fase inicial do câncer, que pode ser considerado não invasivo ou mesmo pré-câncer, chamado carcinoma ductal in situ (CDIS). Nesse estágio, as células cancerosas ainda não invadiram o tecido normal vizinho.
Estágio I
Quando as células tumorais começam a se espalhar para o tecido mamário ao redor, mas ainda se limitam a uma pequena área, o câncer de mama é considerado de estágio I, sendo que há duas subcategorias:
IA:
Tumor de até 20 milímetros, sem câncer nos gânglios linfáticos.
IB:
Tumor com menos de 20 milímetros na mama e pequenos grupos de células cancerosas nos nódulos linfáticos; ou nenhum tumor na mama e pequenos grupos de células cancerosas nos nódulos linfáticos.
Estágio II
No estágio II, o câncer já cresceu um pouco, mas ainda está localizado em uma região limitada da mama. Há duas possibilidades:
IIA:
O câncer se espalhou para os gânglios linfáticos sob o braço, com ou sem a presença de tumor na mama de até 20 milímetros; ou há um tumor de 20 a 50 milímetros na mama, mas o câncer não se espalhou para os gânglios linfáticos.
IIB:
Além do tumor de 20 a 50 milímetros na mama, o câncer que se espalhou para um a três linfonodos próximos; ou há um tumor na mama maior que 50 milímetros, mas o câncer não se espalhou para nenhum linfonodo.
Estágio III
No estágio III, o câncer se espalhou ainda mais para a mama ou é maior que nos estágios anteriores, havendo três subcategorias.
IIIA:
Com ou sem tumor na mama, o câncer é encontrado em quatro a nove linfonodos próximos; ou um tumor de mama tem mais de 50 milímetros e o câncer se espalhou para um a três linfonodos próximos.
IIIB:
O tumor se espalhou para a parede torácica atrás da mama. Além disso, pode ter se espalhado para a pele, causando inchaço ou inflamação; pode ter rompido a pele, causando uma área ulcerada ou ferida; ou pode ter se espalhado para até nove gânglios linfáticos nas axilas (axilares) ou perto do esterno (osso localizado no meio do tórax).
IIIC
Nesse estágio, sem ou com tumor na mama, de qualquer tamanho, o câncer se espalhou para um dos seguintes lugares:
- Dez ou mais nódulos linfáticos nas axilas;
- Gânglios linfáticos perto da clavícula;
- Alguns gânglios linfáticos nas axilas e nódulos linfáticos perto do esterno;
- Pele.
Estágio IV
No estágio IV, o câncer de mama se espalhou para os gânglios linfáticos próximos, mas também para partes distantes do corpo, como pulmões, fígado, ossos ou cérebro. Apesar de estar presente nesses órgãos, o tumor é composto por células do câncer de mama e, por isso, é considerado um tumor secundário (e não um câncer primário de pulmão, por exemplo). O câncer de mama estágio IV pode ser diagnosticado pela primeira vez ou pode ser uma recorrência de um câncer de mama anterior.
Tenho câncer de mama avançado. E agora?
Estudos estimam que de 6% a 10% de todas as mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama nos Estados Unidos estejam no estágio IV. Apesar de ser o estágio mais grave do câncer de mama, existem diferentes prognósticos de pacientes com câncer de mama avançado.
Infelizmente, ainda não há cura para esse tipo de câncer de mama, mas há tratamentos que melhoram a qualidade de vida e permitem que a paciente viva vários anos apesar da doença. É importante conversar com o médico para verificar quais são as alternativas em cada caso.
Além disso, há pesquisas que indicam que o estilo de vida pode ser um aliado de mulheres com câncer de mama avançado. O estudo “Physical Activity and Survival in Women with Advanced Breast Cancer” demonstrou que pacientes que praticaram atividade física por 1 ou mais horas por dia tiveram maior probabilidade de sobrevivência em comparação com aquelas que se exercitaram menos de 1 hora por dia.
Quais são os sinais de câncer de mama avançado?
Existem sintomas que devem ser observados e podem ou não ser indícios de câncer de mama avançado, dependendo do local da metástase. Se você tem histórico de câncer de mama, busque orientação médica se observar:
- Dor nos ossos (ex.: costas, quadris, costelas, braços e pernas) que dura mais de uma a duas semanas e costuma piorar à noite;
- Fraqueza ou dormência nas pernas e perda de controle urinário e/ou intestinal;
- Perda de peso inexplicável e perda de apetite;
- Náusea constante;
- Desconforto ou inchaço sob as costelas ou na parte superior do abdômen;
- Icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos);
- Cansaço constante;
- Tosse seca ou falta de ar;
- Dores de cabeça severas ou contínuas, perda de equilíbrio ou coordenação, convulsões;
- Visão ou fala alterada.
Achou o artigo interessante? Confira outros textos sobre câncer de mama aqui!
2 Comments
Excelentes explicações.!!!
Muito esclarecedor 👏👏