Medicamentos, estresse e preocupação podem prejudicar o sono de pacientes com câncer de mama. Mas você não precisa aceitar problemas para dormir como uma parte do tratamento do câncer. Algumas dicas podem ajudar a identificar o que causa a insônia e melhorar a qualidade do sono.
Um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology evidencia como os pacientes têm o sono prejudicado. Os pesquisadores analisaram a incidência e persistência de insônia em 962 pacientes com câncer que estavam esperando passar por uma cirurgia de um primeiro diagnóstico de câncer não-metastático.
Os resultados revelaram altas taxas de insônia no início do estudo (59%). A prevalência geralmente diminuiu com o tempo, com 36% dos pacientes com insônia no final do período de 18 meses analisado. O estudo ainda mostrou que as taxas são maiores em pacientes com câncer de mama (42% a 69%).
O que afeta a qualidade do sono?
De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, qualquer alteração nos hábitos pode afetar o sono. Durante o tratamento de um câncer, os motivos mais comuns que não deixam o paciente dormir são:
- Dor;
- Ansiedade e preocupação;
- Depressão;
- Sudorese noturna;
- Efeitos colaterais do tratamento;
- Medicamentos.
Dicas para ajudar a dormir
Identificar o que está causando sua insônia é o primeiro passo para conseguir fazer algo a respeito. Veja algumas dicas do que você pode fazer:
- Relaxe à noite – antes de dormir, tome um banho quente, escute músicas que te ajudam a tranquilizar ou peça uma massagem para seu parceiro.
- Crie uma rotina para dormir – deite-se e levante-se da cama sempre no mesmo horário. Isso ajuda seu corpo a entender que esse é o período para adormecer.
- Evite cafeína – não tome café, chás e chocolates com cafeína ao menos 6 a 8 horas antes de dormir.
- Exercite-se durante o dia – isso ajuda a aliviar o estresse, melhorar o humor e relaxa o corpo. Consulte seu médico para saber que exercício você pode praticar.
- Se possível, evite cochilar de dia – se tiver que cochilar por conta da doença ou do tratamento, tente fazer isso antes das 15h e não mais do que 30 minutos.
- Pratique técnicas de relaxamento – ioga, mindfulness e meditação podem ajudar a relaxar o corpo e a mente, aliviando também as dores.
- Esconda os relógios – se não souber que horas são, não ficará tão ansioso em adormecer.
Se estiver com dor, consulte seu médico para saber se pode usar algum medicamento ou fazer algo que alivie o desconforto. O acompanhamento psicológico também é importante para minimizar os sentimentos de tristeza e ansiedade, que inevitavelmente surgem com o diagnóstico de um câncer de mama.