A fadiga é um sintoma comum entre as mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Caracterizada pela falta de energia contínua, ela afeta a qualidade de vida de muitas mulheres e, muitas vezes, é difícil de combater. Porém, um recente estudo afirma que uma combinação de sessões de exercícios aeróbicos com sessões de mindfulness parece ser melhor para aliviar a fadiga em sobreviventes de câncer de mama do que qualquer uma destas técnicas sozinhas.
A pesquisa foi publicada pela revista Psycho-Oncology.
Fadiga após tratamento de câncer de mama
Quando uma pessoa tem fadiga, ela sente que não tem energia e fica cansada o tempo todo. Essa sensação não para mesmo após uma boa noite de sono ou de horas de descanso. Se você teve câncer de mama, pode estar se identificando com isso. Pois quando uma paciente passa pelo tratamento do câncer de mama, ela pode ter alguns efeitos colaterais. Entre eles está a fadiga, que pode durar meses após o término do tratamento.
Por isso, muitos pesquisadores têm se dedicado a estudar como aliviar essa sensação tão desgastante que atrapalha a rotina das pacientes.
Outros estudos já haviam analisado a relação entre exercícios físicos e fadiga, e mindfulness e fadiga. Porém, são poucos os estudos que analisaram se a combinação de exercício aeróbico e mindfulness pode aliviar fadiga.
Como o novo estudo foi realizado?
Esta nova pesquisa foi feita com 40 mulheres de um centro de saúde de Illinois, nos Estados Unidos, durante sete dias. Todas haviam passado pelo tratamento contra o câncer de mama ao longo dos últimos cinco anos.
No início do estudo, as mulheres preencheram um questionário sobre seus níveis de fadiga. Dessa forma, os pesquisadores excluíram do estudo as mulheres que se exercitavam regularmente 150 minutos ou mais por semana.
O grupo de pesquisadores dividiu as participantes em três grupos:
Grupo de exercícios aeróbicos:
As mulheres fizeram três sessões de exercícios aeróbicos de 20 minutos cada orientadas por um assistente da pesquisa. As sessões foram realizadas com pelo menos 24 horas de intervalo. Cada sessão incluiu 20 minutos de pedalar em uma bicicleta ergométrica em intensidade moderada, e 20 minutos de repouso, sentadas em silêncio.
Grupo de mindfulness:
As participantes fizeram três sessões de 20 minutos de mindfulness de redução de estresse guiadas por uma pessoa pelo fone de ouvido e com sete sensores que registraram a atividade. Além disso, elas também tiveram um período de repouso quieto, em que estiveram sentadas por 20 minutos.
Grupo de exercícios e mindfulness:
As mulheres fizeram as mesmas três sessões de exercícios aeróbicos que o grupo 1, mas também fizeram as mesmas sessões que o grupo 2 de mindfulness.
Depois que as mulheres completaram todas as suas sessões, elas preencheram novamente um questionário on-line sobre seus níveis de fadiga.
De acordo com Jason Cohen, ex-aluno de graduação do Laboratório de Cognição, Tecnologia e Exercício Urbana-Champaign da Universidade de Illinois, em um comunicado, a pesquisa mostrou que inicialmente todos os participantes tinham um nível moderado de fadiga mental autorrelatada. “Ao longo da semana, os grupos que participaram de uma combinação de exercícios aeróbicos e mindfulness relataram uma queda nos níveis de fadiga de moderada para leve. Os outros grupos não mostraram um grau comparável de melhora”, afirmou Cohen.
Se você está sentindo fadiga devido ao tratamento do câncer de mama, converse com seu médico e peça orientações sobre como pode melhorar esse desconforto. Para iniciar a realização de exercícios físicos, é essencial conversar com o médico que te acompanha para saber quais limitações tem e quais exercícios são recomendados para seu caso.