Não só pode, como deve. A retomada gradual dos movimentos de braços, ombros e tórax após a cirurgia de remoção do tumor é um aspecto definidor para devolver mais qualidade de vida às pacientes que tiveram câncer de mama.
Isso porque a realização de exercícios específicos e orientados é a principal ferramenta para ajudar a prevenir, diminuir ou melhorar os sintomas e desconfortos pós-operatórios.
Assim, logo após a cirurgia, é importante que a paciente seja avaliada por um fisioterapeuta. Esse profissional é especialista em reabilitação do movimento e dará as instruções mais adequadas para cada pessoa.
Um estudo brasileiro demonstrou que a aplicação de fisioterapia precoce (logo após a operação, ainda no hospital) ajuda a prevenir eventuais complicações pós-cirúrgicas e devolve mais cedo às pacientes a possibilidade de retorno às atividades da vida diária.
Há algumas orientações gerais que você pode seguir (confira abaixo). Já no caso das mulheres que passam por operação de reconstrução da mama, é necessário buscar orientações específicas.
Complicações após a cirurgia de remoção do câncer de mama
Dependendo da cirurgia, o risco de surgir algum tipo de complicação pode ser alto, porém, com a realização diária de exercícios orientados, é possível reduzir muito essa margem.
Os principais benefícios para modificação de sintomas de complicação por meio de exercícios são:
- Redução da dor;
- Prevenção ou tratamento do linfedema (inchaço no braço);
- Correção de alterações posturais;
- Relaxamento da musculatura;
- Redução da dificuldade para movimentar o ombro;
- Redução de formigamento, anestesia, choque ou dormência na parte interna e superior do braço;
- Melhora do aspecto e da maleabilidade da cicatriz evitando aderências (quando o tecido por baixo e em volta da cicatriz fica colado a ela e dificulta os movimentos).
Exercícios logo após a cirurgia
O Instituto Nacional do Câncer recomenda que os primeiros movimentos sejam realizados logo após a operação, mas de forma leve. Nessa fase, o foco está em recuperar a mobilidade e evitar complicações. Por isso, nada de exageros. Vá com calma.
Evite levantar os braços acima do ombro. Movimentos rápidos, repetitivos e com peso também estão contraindicados. Essas recomendações valem até a retirada dos pontos.
- Uma dica é, enquanto estiver deitada, manter o braço do lado operado confortavelmente apoiado sobre o travesseiro para que ele fique um pouco mais alto que o ombro. Para se sentar na cama, sempre se vire para o lado que não foi operado.
- Quando conseguir sair da cama, você já pode fazer pequenas caminhadas. Tente deixar os braços soltos ao longo do corpo, se movimentando de maneira natural.
- Há também outros movimentos que você já pode fazer com autonomia, como comer, lavar o rosto, pentear os cabelos e se vestir.
Saiba mais:
6 semanas de meditação reduziram sintomas de depressão em sobreviventes jovens de câncer de mamaExercícios após cicatrização consolidada
Após a cicatrização completa, você já tem condições de começar a fazer todos os movimentos do braço.
No início, é comum sentir repuxamentos e desconfortos no local da operação. Fique tranquila. A prática de exercícios bem orientados diminui esse desconforto e aumenta a amplitude dos movimentos.
Mas atenção: a recomendação de não fazer movimentos repetitivos ou com peso continua valendo para essa etapa.
Os alongamentos serão especialmente benéficos no período posterior à retirada dos pontos. Nas primeiras tentativas, eles podem provocar uma sensação de estiramento, que melhora ao longo do tempo. Mas, se você sentir dor após esses exercícios, é importante sinalizar para o fisioterapeuta.
Outro recurso importante é a automassagem linfática. Trata-se de uma série de movimentos fáceis de fazer, que têm o objetivo de facilitar a circulação no seu braço do lado operado e, com isso, prevenir que ele fique inchado. Caso surja dor, calor ou vermelhidão, você deve suspender essa prática e procurar orientação médica.
Exercícios do cotidiano
Além dos exercícios passados pelo fisioterapeuta, após a retirada dos pontos você pode estimular o corpo executando tarefas cotidianas com cautela. Dependendo do seu trabalho, também é possível retornar gradativamente.
Comece devagar e faça pausas para descansar a cada 20 ou 30 minutos.
Em casa, há inúmeras atividades que podem auxiliar na sua recuperação. Por exemplo:
- Lavar roupas íntimas e leves, esfregando sem força e evitando torcê-las;
- Pendurar roupas, começando pelas mais leves e, à medida que se sentir fortalecida, também as roupas maiores ou de tecido mais denso;
- Passar poucas peças de roupa por dia;
- Brincar com os filhos pequenos sentada ou deitada;
- Varrer cômodos menores e com piso liso a partir da terceira semana;
- Arrumar gavetas;
- Cozinhar, desde que não carregue panelas pesadas ou faça movimentos bruscos;
- Lavar louça que não precise ser esfregada.
Voltar a dirigir é outro passo importante na retomada da autonomia. A medida para saber se já está na hora de fazer isso é quando a paciente se sente segura e sem dor após a retirada dos pontos.
Outros tipos de exercícios
Por ajudar a melhorar a capacidade aeróbia (coração-pulmão) e favorecer a perda de peso, a prática regular de exercícios físicos pode ser importante para mulheres que tiveram câncer de mama. De acordo com a American Cancer Society, há evidências de que esse hábito reduz o risco de que alguns tipos de câncer voltem após o tratamento. Entretanto, antes de retomar atividades físicas intensas é importante conversar com seu médico para garantir que isso seja feito com segurança.
Gostou do artigo? Leia também sobre as diretrizes de exercícios para pessoas tratadas por câncer.
7 Comments
Muito boa as respostas,tirou algumas dúvidas
Eu amo todas as explicações
Gostei muito dessas orientações, fui muito útil, obrigada
Boa reportagem, já li várias, essa foi a primeira que gostei. Esclareceu sem assustar. Obrigada.
Perfeito as explicações tirou muitas duvidas sobre voltar a fazer exercicios..obrigado
Muito obg por essas informações, estou passando pelo pós-cirúrgico da retirada da Mama Direita e elas me foram de extrema utilidade. Não está sendo fácil, mas irei vencer tenho fé!!!
Muito esclarecedora a matéria, obrigado 🙏