O risco de um câncer de mama gerar metástase varia para cada paciente, mas uma forma de avaliar as chances de isso ocorrer é a análise do linfonodo sentinela. Há alguns anos, era comum o esvaziamento axilar, mas, atualmente, é possível realizar exames que avaliam o comprometimento dos linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, de forma pouca invasiva.
O que é o linfonodo sentinela?
Os linfonodos são pequenos órgãos presentes em diversos lugares do corpo humano que fazem parte do sistema linfático e atuam na defesa do organismo. Já o linfonodo sentinela é definido como o primeiro linfonodo que pode receber as células cancerígenas de um tumor.
No caso do câncer de mama, ele está localizado na axila, perto da mama, e sua análise permite ver os riscos de metástase, ou seja, se o tumor se espalhou para o sistema linfático.
A detecção deste linfonodo tem como objetivo mostrar o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, as decisões de tratamento, muitas vezes, dependem se o câncer é encontrado no linfonodo sentinela.
Qual é a função dos linfonodos?
Para entender melhor o que o linfonodo sentinela representa, é importante saber a função dos linfonodos. Eles são responsáveis por filtrar a linfa, que elimina as impurezas que as células produzem. Cada grupo de linfonodos é responsável por drenar uma parte do corpo. Os localizados nas axilas drenam as mamas e os braços.
Quando um vírus ou uma bactéria invade o organismo, ele é barrado ao passar por um linfonodo. Assim, as células de defesa do organismo, os linfócitos, começam a se multiplicar, levando ao aumento dos linfonodos.
Qual é a relação dos linfonodos com a mama?
O principal canal de disseminação pelo corpo de alguns tipos de câncer, como o da mama, é o sistema linfático. A mama é repleta de vasos linfáticos que transportam a linfa. A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares.
Como o linfonodo sentinela é analisado?
A cirurgia do linfonodo sentinela pode ser feita de diversas formas. Uma delas é como parte da cirurgia principal para retirada do tumor, mas em alguns casos pode ser feita como um procedimento separado.
Para identificar este linfonodo, é realizado um exame de linfocintilografia. Ele consiste em injetar uma substância radioativa no paciente, que vai percorrer a rota linfática que sai do local do tumor e identificar a localização do linfonodo sentinela.
Depois de determinado onde ele está, é necessário analisá-lo. Para isso, uma técnica muito comum e utilizada hoje em dia é a biópsia do linfonodo sentinela, que é um procedimento pouco invasivo e muito usado como alternativa à dissecção dos linfonodos axilares.
Um resultado positivo indica que o câncer está presente nele e pode estar presente em outros linfonodos próximos. Isso ajuda o médico a determinar o estágio do câncer e a desenvolver um plano de tratamento apropriado.
Se você gostou deste post e gostaria de saber mais detalhes sobre a relação do linfonodo sentinela com o câncer de mama, assista ao encontro do Ponto&Contraponto com o Dr. Silvio Bromberg.
12 Comments
Muito claro. Obrigada!
Tirou minhas dúvidas.
Obrigado, fico feliz em ajudar!
Muito esclarecedor!
Fiz mastectomia conservadora, e retiraram os linfonodos sentinela e pára. Peguei o resultado hj e o sentinela está comprometido, vou retornar as químios e fazer rádio. Estou triste, mas pronta p luta!
Obrigado pelo comentário e boa sorte e muita força em seu tratamento. Abraço.
O médico vai fazer o esvaziamento da axila no meu caso, vc vai fazer quimio novamente? E vai fazer esvaziamento? Ou não? Achei que não teria outra solução. Que bom pra vc, não fique triste, não ter que esvaziar é uma grande benção.
Muito esclarecedor. Linguagem fácil de entender. Me ajudou muito
Obrigado! Fico feliz em ajudá-la.
Muito esclarecedor esta postagem. Fiz cirugia da quadrantectomia e linfonodolo sentinela. Estou no aguardo da biópsia do lindo. Me esclareceu muito sobre as funções dos lindos da axila.
Muito obrigada mesmo, sua explicação foi muito importante nos ajudou muito. Deus abençoe.
Olá
Boa noite Dr Silvio
Decidi fazer pesquisas para compreender um pouco sobre o que acontece com meu corpo.
Mais especificamente sobre o linfonodo axilar. Já confirmada a presença de carcinoma maligno em mama direita.
Precisei realizar alguns exames a pedido médico para então iniciarmos o tratamento. No exame de axila, foi encontrado um nódulo. Fiquei satisfeita com as informações publicadas pelo senhor. Bastante clara. Muito obrigada
Sou de Londrina – Paraná
Obrigada e um grande abraço
Passando para agradecer!!
Sua explicação foi muito clara. Me ajudou bastante! E com certeza muitas outras.
Continue sempre com esse trabalho ao próximo.
Deus abençoe 🙏🏻
muito obrigada por esclarecer fiz esvaziamento e deu positivo graças a DEUS ESTOU bem obrigada