Mulheres com 50 anos ou mais que perderam peso nos últimos anos têm um risco menor de câncer de mama do que as mulheres cujo peso permaneceu o mesmo. Essa é a conclusão de um novo estudo publicado pelo Journal of the National Cancer Institute.
“Essas descobertas podem ser um forte motivador para os dois terços das mulheres americanas que estão acima do peso perderem um pouco de peso. Mesmo se você ganhar peso após os 50 anos, não é tarde demais para diminuir o risco de câncer de mama“, afirmou Lauren Teras, PhD, Programa de Pesquisa em Epidemiologia da American Cancer Society, uma das autoras da pesquisa.
O estudo envolveu mais de 180 mil mulheres com 50 anos ou mais que foram acompanhadas por 18 anos. O excesso de peso corporal é uma causa já conhecida de maior risco de câncer de mama na pós-menopausa. Mas ainda faltava investigar melhor se a perda de peso reduz o risco.
Excesso de peso e câncer de mama
Estar acima do peso aumenta o risco de tumor na mama, pois as células adiposas produzem estrogênio e este hormônio em excesso pode fazer com que o câncer de mama com receptores hormonais positivos se desenvolva. De acordo com a Breastcancer.org, cientistas também descobriram recentemente que células adiposas podem desencadear uma inflamação a longo prazo no corpo e isso está associado com risco de recorrência do câncer de mama.
Sabendo disso, os pesquisadores da Universidade de Harvard e da American Cancer Society usaram informações do Pooling Project of Prospective Studies of Diet and Cancer para fazer o estudo. Este projeto é um consórcio internacional que visa avaliar vínculos entre as proporções da dieta e do corpo e o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama.
Análise do peso das mulheres participantes
O peso das mais de 180 mil mulheres foi registrado três vezes ao longo de 10 anos do estudo:
- Quando as mulheres se juntaram ao estudo;
- Cerca de 5 anos após ingressarem no estudo;
- Cerca de 10 anos após ingressarem no estudo.
Com esses registros, as mulheres foram categorizadas em peso estável, perda de peso e ganho de peso.
- Peso estável: perderam ou ganharam até 4 libras (o equivalente a 1.8144 kg) nos intervalos de tempo.
- Perda de peso: perderam mais de 4 libras.
- Ganho de peso: ganharam mais de 4 libras.
Já a sustentação de peso acontecia se a mulher perdesse mais de 4 libras entre o primeiro e o segundo relatório de peso e não recuperasse no terceiro relatório.
Relação entre perda de peso sustentada e câncer de mama
Quase 7 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama durante o estudo e foi encontrada uma relação entre a perda de peso e redução do risco de câncer de mama. Mulheres que perderam 4 a 10 libras (1,8 kg a 4,5 kg) tiveram um risco 13% menor do que as mulheres com peso estável. Já as mulheres que perderam 10 a 20 libras (4,5 kg a 9,0 kg) tiveram um risco 16% menor do que as mulheres com peso estável. E as mulheres que perderam mais de 20 libras tiveram um risco 26% menor do que as mulheres com peso estável.
Essa relação entre perda de peso sustentada e câncer na mama era linear e estava limitada a mulheres que não usavam terapia de reposição hormonal no início do acompanhamento do câncer de mama.
Perder peso pode ser difícil à medida que você envelhece, mas isso pode ser feito com alterações cuidadosas na alimentação e exercícios diários. O primeiro passo é conversar com seu médico sobre seu peso e um estilo de vida saudável. Ele poderá te orientar com melhores hábitos para o seu caso.