Um estudo sobre a relação do sono com o câncer de mama foi publicado no British Medical Journal. A pesquisa, que foi realizada por cientistas canadenses com 1.134 pacientes portadoras de câncer de mama e 1.179 mulheres saudáveis, mostrou que mulheres que trabalham mais de 30 anos no período noturno apresentam 2 vezes mais chances de desenvolver um tumor nas mamas.
Para os autores do estudo, a privação do sono no período noturno interfere na produção da melatonina, hormônio indutor do sono, que é produzido quando a luminosidade diminui. As mulheres que trabalhavam à noite apresentavam um nível baixo da substância no sangue. Essa é uma das possibilidades, além da desregulação do metabolismo devido às noites em claro, entre outras condições.
Como trabalhar à noite é comum no mundo moderno, os pesquisadores irão continuar a investigação incluindo várias profissões, pois o risco de desenvolver câncer de mama está presente em qualquer área de trabalho.
Como anda o seu sono?
Mesmo que você não trabalhe à noite, saiba que dormir bem é tão importante quanto praticar atividade física, se alimentar de forma saudável e cuidar das emoções. Segundo pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, noites maldormidas afetam o coração, os pulmões, os rins, o apetite, o metabolismo, o peso, a função imunológica, a resistência a doenças, a sensibilidade à dor, o humor e a função cerebral.
Você já percebeu que quando não dorme o suficiente, fica desatento e não consegue gravar novas informações? Uma boa noite de sono é vital para ter uma boa memória e claro, uma boa saúde.
Como avaliar a sua necessidade de sono
A maioria das pessoas precisa dormir de 7 a 8 horas para manter a saúde em dia. Entretanto, cada organismo é diferente do outro. Para saber quantas horas você precisa dormir, quando tirar férias de mais de uma semana, deite-se quando estiver cansado, nas mesmas condições que costuma fazer no seu dia a dia e quando acordar (sem despertador) confira quanto tempo você dormiu. Faça isso várias vezes até chegar a uma média de horas de sono.
Como reconhecer que durmo menos do que preciso
Cansaço ao acordar, irritação excessiva, estresse, ansiedade, ganho de peso, diabetes e problemas cardiovasculares podem estar ligados à falta de um sono reparador.
Melhore a qualidade do seu sono
- Estabeleça um horário para dormir e acordar;
- Use o quarto apenas para dormir. Nada de comer, usar computador ou ver televisão no ambiente;
- Coloque cortinas que bloqueiem totalmente a claridade para facilitar a liberação da melatonina;
- Evite bebidas com cafeína se tem dificuldades para dormir;
- Faça sua última refeição 3 horas antes de se deitar;
- A atividade física deve ser praticada até o final da tarde ou início da noite para não deixar o organismo muito agitado;
- Tome um banho morno e bebidas quentes como leite ou chás de erva-cidreira, camomila, melissa para auxiliar no relaxamento do corpo e da mente.
Confira também artigo sobre estudo que diz que acordar cedo diminui risco de câncer de mama.