O Brasil poderia ter 10 mil casos a menos por ano de câncer, entre eles o de mama, se a população praticasse mais atividade física. Essa é a conclusão de um estudo feito por um grupo da Universidade de São Paulo (SP), em parceria com a Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e Universidade de Queensland.
No Brasil, mais de 400 mil novos casos de câncer são diagnosticados por ano e a falta de atividade física é um importante fator de risco já reconhecido. Um artigo sobre o estudo com dados inéditos foi publicado na revista científica internacional Cancer Epidemiology.
Como é a prática atual de atividade física?
Hoje, 45,9% da população brasileira é sedentária, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o principal motivo do sedentarismo é a falta de tempo e outras prioridades, como estudo ou trabalho.
O número de mulheres sedentárias é maior, de 50,4%. Enquanto entre os homens, cerca de 41,2% são sedentários. Os dados são alarmantes já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o mínimo de prática de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo intenso por semana para manter o corpo saudável.
Por que praticar atividade física?
Segundo o estudo realizado pela USP, a atividade física está associada a um menor risco de vários tipos de câncer, como o de mama e o de cólon. Isso porque a prática regular da atividade física influencia no controle de peso e no nível de gordura, além de atuar diretamente sobre hormônios e marcadores inflamatórios.
A pesquisa concluiu que até 8,6 mil casos de câncer em mulheres, e 1,7 mil casos de câncer em homens poderiam ser evitados por ano com aumento de exercícios no Brasil. Esses valores correspondem a:
- 19% da incidência de câncer de cólon;
- 12% da incidência do câncer de mama.
Para estes resultados, os pesquisadores analisaram dados da prática de atividade física no Brasil, dados sobre risco de câncer associados à falta de atividade física de uma extensa revisão de literatura, além de dados sobre a incidência de câncer publicados pelo Inca e pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer.
Ao analisar os dados de acordo com o ponto de vista geográfico, a pesquisa ainda mostrou que o Rio de Janeiro teria 1.244 casos evitáveis e São Paulo, outros 2.587 casos, se as pessoas se mantivessem mais ativas fisicamente.
Então, o que você está esperando para começar a praticar atividade física? Escolha uma ou várias atividades que você goste e comece já! Caminhar, dançar, jogar vôlei, tênis, passear com o cachorro etc. São várias as opções para você dedicar de 30 a 60 minutos por dia para cuidar de você.
Você gostou deste artigo? Confira outros textos sobre o câncer de mama.