A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está afetando a vida de todas as pessoas, incluindo pacientes com câncer. É muito importante ficar em casa para evitar o contágio do vírus, ainda mais pacientes que estão em tratamento de câncer, pois são do grupo de risco. Porém, nesse cenário, uma dúvida muito comum surge: o paciente deve interromper o tratamento oncológico?
A orientação é que os tratamentos de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia e os medicamentos não sejam suspensos. Mas cada decisão requer uma avaliação de risco / benefício individualizada. De acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, no momento, não há evidências diretas para apoiar a alteração ou a suspensão da quimioterapia ou imunoterapia em pacientes com câncer.
“As decisões clínicas devem ser individualizadas, considerando fatores como o risco de recorrência do câncer se a terapia for atrasada, modificada ou interrompida; o número de ciclos de terapia já concluídos; e a tolerância do paciente ao tratamento”, afirma a Sociedade em comunicado. Em relação a cirurgias, é recomendado que cada situação seja discutida com seu mastologista, ponderando se é o melhor momento para se realizar a cirurgia ou postergar, e iniciar o tratamento de alguma outra forma.
Para essa decisão, devem ser levadas em conta as condições do hospital onde seria realizada a cirurgia, a gravidade do caso, a idade e as comorbidades da paciente, além da análise de em qual momento está a pandemia. Portanto, é essencial que cada caso seja analisado pelo mastologista e/ou pela equipe multidisciplinar que atende a paciente.
Segundo a Sociedade Americana de Câncer, evitar ser exposto a esse vírus é especialmente importante para pacientes com câncer, principalmente para quem está recebendo quimioterapia ou transplante de células-tronco (medula óssea), porque seu sistema imunológico pode ser gravemente enfraquecido pelo tratamento.
Veja mais:
Como pacientes com câncer podem manter hábitos saudáveis em casa durante combate ao coronavírusCuidados necessários durante tratamento oncológico
O paciente com câncer que continuar o tratamento e mantiver consultas médicas ou idas ao hospital para se tratar, deve tomar algumas precauções. O Instituto Nacional de Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica dão alguns conselhos.
- Permaneça apenas o tempo necessário em ambiente hospitalar e evite aglomerações;
- Leve somente um acompanhante, com menos de 60 anos, se possível. O acompanhante não poderá ter sintomas de resfriado ou gripe;
- Tente manter distância de outras pessoas, como outros pacientes e até mesmo da equipe de saúde na medida do possível;
- Mantenha a higiene das mãos com álcool em gel e evite tocar no rosto.
Caso apresente sintomas sugestivos de infecção pelo coronavírus, como febre, coriza, tosse seca e falta de ar, é essencial que entre em contato imediato com seu médico. Como já falei aqui no site antes em outros artigos, é muito importante redobrar as medidas de higiene para evitar o coronavírus.
- Evite beijo, abraço e aperto de mão;
- Evite contato próximo com pessoas fora de sua casa;
- Lave as mãos com frequência usando água e sabão por pelo menos 20 segundos;
- Use álcool em gel 70% quando não houver água e sabão disponível.
Gostou deste artigo? Confira outros informativos no meu site.