Você já ouviu falar em mastite? Essa é uma condição que pode causar dor e desconforto na mama, afetando a qualidade de vida e a saúde da mulher. Mas, a mastite tem tratamento e pode ser evitada. Entenda, a seguir, tudo sobre essa condição da mama.
O que é mastite?
A mastite é uma inflamação e infecção da mama. Ela é benigna e é comum em mulheres que estão amamentando (mastite puerperal). Porém, pode afetar as mulheres em outros momentos também. Nesses outros casos, é chamada de mastite não-puerperal. Além disso, também pode se desenvolver em homens, mas é mais raro.
Na maioria das vezes, essa condição afeta apenas uma mama, e os sintomas aparecem em cerca de dois dias.
Sinais e sintomas da mastite
Alguns dos sinais e sintomas mais comuns da mastite são:
Em alguns casos de mastite, a mulher também pode ter um abcesso mamário, ter náusea e sentir como se estivesse gripada. Desse modo, a mastite pode gerar complicações se não for tratada.
Mastite x câncer
Segundo a American Cancer Society, o câncer de mama inflamatório tem sintomas semelhantes à mastite e pode ser confundido com a doença. Porém, são condições diferentes. Além disso, é importante destacar que ter mastite não aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. Para o diagnóstico adequado e diferenciação das doenças, é necessário consultar um médico, que examinará a mama e poderá solicitar exames, como a biópsia, se achar preciso.
Quais são as causas?
Durante o aleitamento materno, segundo a Australian Breastfeeding Association, a mastite em geral é resultado de um ducto de leite bloqueado. Se o seio não esvaziar completamente durante as mamadas, um dos ductos pode ficar entupido. Essa parte do leite acumulado pode fazer com que a mama inflame, causando a mastite.
Outra causa comum é fissura na pele do mamilo. Isto pode levar a que bactérias entrem nos ductos de leite e causem uma infecção. Conforme o corpo luta contra a infecção, a mama pode ficar inflamada e sensível.
Leia também:
Confira 4 cuidados com os seios na gestaçãoAlém disso, de acordo com a Breast Cancer Now, pessoas que fumam têm um risco aumentado de mastite porque as substâncias da fumaça do cigarro podem danificar os ductos atrás do mamilo. Por isso, o tabagismo é associado à mastite.
Como tratar mastite?
Geralmente, a mastite é tratada com antibióticos junto com práticas para aliviar o desconforto e esvaziar o leite da mama. Nos casos em que um abscesso mamário se forma, pode ser necessário realizar a drenagem do pus de forma cirúrgica.
Para aliviar os sintomas da mastite, é importante também:
- Manter-se hidratada;
- Evitar roupas e sutiãs apertados;
- Continuar a amamentação se for o caso;
- Massagear suavemente o seio em direção ao mamilo enquanto o bebê mama;
- Descansar.
Em alguns casos, também são receitados analgésicos para alívio da dor.
Como evitar?
Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar o desenvolvimento da mastite:
- Amamente seu bebê com frequência e deixe-o terminar de mamar;
- Certifique-se de que seu bebê está pegando bem em seus seios e se alimentando bem;
- Alterne qual mama você oferece primeiro a cada mamada;
- Não use sutiãs justos que mantenham os mamilos úmidos.
A mastite pode ser desconfortável e dolorosa, mas tem tratamento e pode ser evitada. Não deixe de cuidar das suas mamas e proteja sua saúde!

5 Comments
Gostei da explicação.
Dor no mama ardume na mama e tá grande só uma mama e o que isso
Olá, Iraneide, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Minha nora tem fustas na mama que fura e sai secreção segundo o médico é uma mastite rara isso é possivel
Olá, Ana Lúcia, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.