Muitas vezes confundidos com nódulos ou tumores malignos, os cistos mamários podem ser encontrados em mulheres de qualquer idade e são mais comuns do que muitos pensam. Mas, a falta de informação sobre o que é o cisto leva muitas mulheres a se assustarem ao sentirem um caroço na mama ou verem a palavra “cisto” em resultados de exames. Por isso, vou explicar aqui tudo sobre o cisto na mama e acabar com suas dúvidas.
O que é o cisto mamário?
O cisto na mama é uma bolsa cheia de líquido que se forma no tecido mamário. De acordo com a American Cancer Society, os cistos são redondos ou ovais e, muitas vezes, são sentidos como uma protuberância redonda e móvel. Só que nem sempre eles são moles. Em alguns casos, eles podem ser duros e variam de tamanho. Inclusive, eles podem ser definidos pelo tamanho:
Microcistos
Podem ser vistos durante exames de imagem, como mamografia ou ultrassom, mas são pequenos demais para serem sentidos.
Macrocistos
São grandes o suficiente para serem sentidos e podem crescer até cerca de 2,5 a 5 centímetros de diâmetro.
Além disso, os cistos podem se desenvolver em um ou nos dois seios ao mesmo tempo e, de acordo com a Breast Cancer Now, é comum ter mais de um cisto. Embora possam ser encontrados em mulheres de qualquer idade, são comuns em mulheres com menos de 50 anos.
Sintomas de cisto na mama
Portanto, os sintomas do cisto da mama podem ser:
- Protuberância lisa, redonda ou oval móvel;
- Dor ou sensibilidade na mama;
- Sensibilidade nos seios pouco antes da menstruação;
- Secreção pelo mamilo que pode ser clara, amarela ou marrom.
No entanto, muitas mulheres podem ter cistos e não perceberem nem sentirem.
Leia também:
Conheça 5 alterações benignas das mamasO que causa cistos nos seios?
Não se sabe exatamente o que causa os cistos mamários. Mas, é comum que os cistos apareçam naturalmente à medida que a mama se altera com a idade, devido a alterações normais nos níveis do hormônio estrogênio. Por isso, cistos são comuns nos dias antes da menstruação. Após a menopausa, conforme os níveis de estrogênio caem, os cistos geralmente param de se desenvolver. Mas mulheres que fazem terapia de reposição hormonal ainda podem ter cistos.
Como identificar?
Na consulta, o médico perguntará sobre os sintomas e examinará fisicamente o cisto mamário. Depois, ele provavelmente solicitará exames da mama, como ultrassom ou mamografia. Dependendo do caso, uma biópsia também pode ser solicitada.
Um cisto na mama pode evoluir para um câncer de mama?
Quase todos os cistos nunca estão associados a um risco maior de câncer de mama. Segundo a National Breast Cancer Foundation, se for determinado que o cisto está cheio de líquido, ele é simples e pode nem precisar de tratamento.
Em geral, lesões malignas têm conteúdos sólidos. Por isso, segundo a American Cancer Society, só quando o cisto for complexo, ou seja, tiver componentes sólidos além de líquidos, uma investigação maior pode ser necessária.
Qual a diferença entre cisto e nódulo na mama?
Diferentemente do cisto, o nódulo é uma lesão sólida com mais de 1 cm de diâmetro que pode se desenvolver no seio. O nódulo pode indicar um câncer de mama, mas também pode ser uma alteração benigna.
Como tratar os cistos?
Os cistos mamários não requerem tratamento a menos que sejam grandes e doloridos ou desconfortáveis. Geralmente, eles desaparecem sozinhos e não são motivos para preocupação. Mas, se causar muito desconforto, o médico pode retirar o líquido do cisto com drenagem ou pode removê-lo cirurgicamente.
28 Comments
Estava muito preocupada com o resultado do meu exame pois já temos casos de câncer na família,mais depois que li os comentários fiquei muito mais tranquila .
Olá, Edineuza, ficamos felizes que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas. Ressaltamos que cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Obrigado Dr Silvio, ótima explicacao, fiquei angustiada, hoje fiz a mamografia e nem sabia que o líquido amarelo que sai de um dos seios, desde os 53, hoje tenho 63 anos poderá ser um problema, agora é esperar o resultado, dia 15 de novembro 2024 sai, não tenho outro sintoma
Olá, Tereza, ficamos felizes que o conteúdo tenha ajudado. Ressaltamos que cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Explicação perfeita, elucidou todas as minhas dúvidas. Dr., obrigada por compartilhar todas essas informações.
Muito obrigada pela explicação,Deus abençoe grandemente 😍
Muito obrigada eu estava com medo já pois já tirei um nódulo
Olá, Carla, agradecemos por compartilhar o seu relato. Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.
Parabéns pela explicação foi muito bem explicado tirou uma preocupação muito grande que eu tinha
Olá, Rubenilda, ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.
Obrigada tirou minha dúvida está sem dormir muito preocupada
Olá, Gerize, ficamos felizes que o conteúdo a tenha ajudado.
Obriga por compartilhar esta informação tão importante conosco
Olá, Tais, ficamos felizes que o conteúdo a tenha ajudado.
Glória a Deus! Muito obrigado, tirou minha dúvida, não estava conseguindo dormir de tanta preocupação só depois de ler esse conteúdo fiquei mais tranquila.
Obrigado! Deus abençoe sua Vida e de todos as mulheres que tirou suas dúvidas assim como eu.
Olá, Maria, ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Ressaltamos que cada caso é avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Que alívio meu Deus já estava entrando em desespero obrigada pela explicação
Muito obrigado estava muito preocupada mais graças a Deus entendi.
Olá, Naiara, ficamos felizes que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas. Agradecemos o seu comentário e ressaltamos que cada caso é avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista. 🙂
Que alívio lê esses comentários, Deus abençoe 🙏
Obrigado pela explicação , tirei minhas dúvidas, parabéns pelo excelente trabalho.
Olá, Rosilene, ficamos felizes que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas.
Muito obrigado pela informação
Tirou minha preocupação
Deus abençoe 🙏
Olá, Girleide, ficamos felizes que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas. Ressaltamos que cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Dr. ? E se a mulher sente dor, desconforto e alguns outros sintomas durante mais de 10 anos é normal ou é cancer ?
Olá, Hemilly, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Em caso de cisto em homem trans pode fazer mastectomia masculinizadora?
Olá, Binho, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.