O diagnóstico de condições das mamas pode gerar muita preocupação entre as mulheres, pois muitas temem que seja câncer de mama. Por isso, é importante entender que a maioria das condições é benigna e não é necessário desespero. Algumas alterações benignas da mama podem causar problemas e necessitar de tratamento, mas muitas até desaparecem por conta própria.
Os seios das mulheres estão em constante mudança, desde o desenvolvimento até a gravidez e a menopausa. Portanto, algumas condições podem se desenvolver devido aos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona no corpo. Entenda algumas das condições benignas das mamas mais comuns:
1. Fibroadenoma
É um nódulo benigno que é mais comum em mulheres jovens. Geralmente, é sentido como um caroço no seio, que tem entre 2 e 3 cm e é duro, móvel, liso e indolor. Normalmente, não é necessário retirá-lo. Somente será preciso voltar ao médico se o nódulo ficar maior ou houver alguma outra mudança.
2. Displasia mamária
Esta condição ocorre por alteração nos tecidos mamários e caracteriza-se por dor, inchaço e nódulos nas mamas. Geralmente, desaparece após a menstruação.
3. Cisto na mama
Acredita-se que os cistos mamários se desenvolvam naturalmente devido a mudanças normais dos níveis hormonais. Eles contêm líquido dentro, podem ser múltiplos, simples ou complexos. Se causarem dor constante e forem complexos, podem ser puncionados.
4. Dor mamária
Na maioria dos casos, a dor na mama é resultado de alterações normais das mamas. Pode estar ligada à alteração dos níveis hormonais durante o ciclo menstrual e os seios podem ficar inchados, sensíveis ou doloridos. E também pode ser sintoma de uma lesão ou inflamação.
5. Secreção no mamilo
É a saída de líquido pelos mamilos sem relação com lactação. Pode ocorrer devido a alterações hormonais, lesão, infecção ou por uso de alguns medicamentos. Se for com sangue ou de uma cor clara, é mais preocupante e é necessário consultar um médico.
É importante consultar um médico e realizar os exames necessários se perceber qualquer alteração. Somente assim receberá o diagnóstico correto e o melhor tratamento.
1 Comment
Obrigada pelas explicações, claras, objetivas e de fácil entendimento.