O mamilo é considerado um órgão secretor, o que significa que a secreção mamária é normal e muitas vezes ocorre sem que a mulher perceba. Ela funciona como um processo de autolimpeza, onde os ductos mamários secretam líquidos para eliminar as células velhas. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Cellular Immunotherapy, as secreções são a terceira causa de preocupação entre as mulheres, depois da dor e da presença de nódulos nas mamas.
Elas podem ter várias consistências e cores, ocorrer em apenas um dos mamilos e também serem consequência de outros problemas de saúde.
10 causas de secreções no mamilo
As secreções podem ocorrer em homens e mulheres. Nos homens, elas são mais raras e podem estar relacionadas à deficiência de testosterona; à ginecomastia, que causa o crescimento das mamas; a um tumor pituitário ou ao câncer de mama. Nas mulheres, elas são mais comuns no final do período de amamentação e podem ocorrer até dois ou três anos depois que a mulher parou de amamentar.
Há ainda outras causas, como:
- Abscesso (infecção grave na mama).
- Distúrbio hormonal.
- Estimulação excessiva do mamilo.
- Cistos.
- Lesão ou trauma nas mamas.
- Ectasia do ducto mamário – ocorre quando o ducto se torna mais curto e largo, o que faz com que o material secretado fique preso dentro dele; é mais comum em mulheres na menopausa.
- Doença de Paget na mama, um tipo de câncer raro do mamilo e da aréola.
- Mastite (infecção nas mamas).
- Prolactinoma – distúrbio hormonal causado por um tumor na glândula pituitária.
- Efeito colateral do uso de pílulas anticoncepcionais.
O uso de drogas, como cocaína e maconha, assim como o de alguns medicamentos, como antipsicóticos, antidepressivos, sedativos e medicamentos para hipertensão, também podem causar secreções.
Leia também: 5 alterações benignas das mamas
Tipos de secreção
Há vários tipos de secreção:
– Lácteas
É a mais comum e pode ocorrer quando a mulher parou de amamentar ou devido a mudanças hormonais na pré-menopausa.
– Com sangue
Pode ser causada por um tumor benigno, chamado papiloma, que irrita o tecido que fica dentro de um ducto mamário. Em casos mais raros, ela pode estar relacionada ao câncer de mama.
– Incolores
Uma secreção clara, que surge em uma mama só, pode ser um sintoma de câncer de mama. Quando ela ocorre nos dois seios, é menos preocupante.
– Amarela, marrom ou esverdeada
Pode ser sintoma de um cisto embaixo do mamilo ou da aréola.
Secreções com sangue ou incolores, que saem geralmente de uma das mamas, são as mais preocupantes. Segundo os pesquisadores, entre 7% a 15% das mulheres que têm secreções de causas desconhecidas poderão desenvolver o câncer de mama. Nesses casos, os tipos mais comuns são o carcinoma ductal in situ e o carcinoma papilar.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico para descobrir o que pode estar causando a secreção é feito por meio de um exame clínico e exames de imagem, como mamografia e/ou ultrassom e/ou ressonância magnética. Dependendo do resultado, pode ser necessária a realização de biópsias ou exames de sangue. É importante explicar ao médico qual a consistência e a cor do líquido secretado.
O tratamento varia conforme a causa e o tipo de secreção. Na dúvida, procure um médico, principalmente se junto com as secreções forem notados outros sintomas, como mudanças no tamanho ou na forma dos seios, se notar a presença de um nódulo, se a secreção tiver sangue, se ocorrer em apenas uma das mamas, se durar vários dias ou se houver inchaço debaixo da axila ou ao redor da clavícula.

16 Comments
bom dia estou com minha menstruação desregulada as vezes passo meses sem que ela venha e agora ela veio 3 vezes em um decorrer de 35 dias fiquei com sangramentos de 3 a 4 dias mesmo tomando ciclo 21 hoje senti meus seio doloridos e inchados saiu uma coisa meio amarelada dos dois e de um deles saiu sangue também… alguém pode me ajudar
Olá, para saber o que está acontecendo, é importante que você marque uma consulta com um médico. Dessa forma, será possível examiná-la, solicitar mais exames e avaliar outros fatores que ajudarão a ter um diagnóstico adequado.
Já fiz exame de mamografia ultrassom e minha mama doe e quando aperta sai um líquido escuro
Olá, Claudimeia, ressaltamos que cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Minha mulher está com câncer,,,e começou vazar um líquido branco,,,,que pode ser isso?
Olá, Rubens, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.
Tô com um nódulo no seio do sentido umas dor e tá saindo um líquido verde claro
Olá, Silva, ressaltamos que cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Olá, espero que esteja ou estejam bens, meu caso eu acho que não é grave mas eu queria saber pois nenhum site me dá uma resposta concreta
Sou uma adolescente de 16 anos, e meio seio no bico do mamilo cria umas massinhas pequenas brancas
As vezes vem poucas as vezes bastante que saem quando eu limpo com a toalha, eu queria saber se isso é normal ou devo ir no médico
Agradeço pela ajuda…
Olá, Tatiana, ressaltamos que cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
No meu peito saiu umabolinha de puz aiu eu estorei e ta doento eoq
Olá, Taires, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.
Minha filha de 5 anos mamou ate3 anos assim q ela parou d mamar engravidei, meu filho menor tem1 ano e 3 meses e ainda mama hoje comecei a sentir dor no seio será q é por causa esseciva de mamada?
Olá, Arlete, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.
Dr me ajude. Pois meus dois seios saim secreção escura. Claro se eu apertar. Mais aí sai bastante. Pois não tenho mais bebê meu filho mais novo tem 7 anos já
Olá, Jenifer, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.